Bolsa de Paris: o CAC subiu 0,87%, impulsionado também pela recuperação do petróleo (Pascal Le Segretain/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 16h00.
São Paulo - As bolsas europeias fecharam em alta pelo quinto dia seguido, numa sessão marcada pela volatilidade.
Os investidores reagiram às informações de que o possível programa de compra de títulos públicos pelo Banco Central Europeu (BCE), uma medida de estímulo à economia da zona do euro, poderá ser mais robusto do que estimam os economistas.
Segundo fontes familiarizadas com o tema, a proposta do conselho executivo do BCE prevê compras de cerca de 50 bilhões de euros em bônus soberanos por mês por um período mínimo de um ano.
Isso significa que o programa poderá envolver ao menos 600 bilhões de euros, valor acima dos 500 bilhões de euros previstos pelos analistas.
O conselho executivo do BCE se reuniu nesta terça-feira, 20, para discutir a proposta, que vai servir de base para as deliberações do conselho diretor na reunião de política monetária desta quinta-feira.
As informações deram fôlego ao mercado acionário europeu, que até então oscilava entre altas e baixas.
Mais cedo, o membro do conselho de política monetária do BCE, Ewald Nowotny, esfriou os ânimos dos investidores ao afirmar que não há motivos para o mercado ficar "muito animado" com a reunião de amanhã da instituição.
Há dias, analistas e investidores dão como certo o anúncio do relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) pelo BCE na reunião de amanhã, o que tem alimentado o apetite por ações.
Nesta quarta-feira, 21, quatro das seis principais bolsas da Europa fecharam na máxima do dia.
Em Paris, o índice CAC subiu 0,87%, para 4.484,82 pontos, impulsionado também pela recuperação do petróleo, que contribuiu para o avanço dos papéis do setor. As ações da Total subiram 2,02%.
Em Londres, papéis de petrolíferas também foram destaque. As ações da BP avançaram 3,35% e ajudaram a levar o índice FTSE-100 à máxima de 6.728,04 pontos, com elevação de 1,63%.
As operações nas bolsas italiana e portuguesa também foram encerradas no maior patamar do dia.
Em Milão, o FTSE-MIB subiu 1,64%, para 19.981,41 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI-20 avançou 1,96%, para 5.151,39 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX teve elevação de 0,41%, para 10.299,23 pontos, e em Madri, o Ibex-35 subiu 0,50%, para 10.335,30 pontos.
Com informações da Dow Jones Newswires.