Bolsas chinesas fecharam em queda pelo quarto pregão seguido (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 27 de abril de 2011 às 07h50.
Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam sem sinal definido nesta quarta-feira, embora a alta de ontem das bolsas de Nova York tenha alavancado algumas bolsas da região.
A Bolsa de Hong Kong encerrou em queda pressionada pelo mau desempenho da Bolsa de Xangai. O índice Hang Seng caiu 114,54 pontos, ou 0,5%, e terminou aos 23.892,84.
As Bolsas da China fecharam em queda pelo quarto pregão seguido. Muitas pequenas empresas anunciaram resultados mais fracos do que o esperado. Além disso, os investidores tornaram-se cautelosos às vésperas do feriado do Dia do Trabalho, preocupados com a possibilidade de o Banco Central chinês aproveitar a data para endurecer a política econômica. O índice Xangai Composto caiu 0,5% e fechou aos 2.925,41 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 1,2% e encerrou aos 1.217,74 pontos.
O iuane subiu ante o dólar depois de o banco central direcionar a moeda à alta por meio da fixação recorde da taxa de câmbio de referência diária na esteira da desvalorização global do dólar. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5112 iuanes, de 6,5287 iuanes ontem. A taxa de paridade central dólar-iuane foi fixada em 6,5096 iuanes, de 6,5173 iuanes ontem.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em alta, impulsionada pelos papéis de fabricantes de computadores e por ações do setor bancário. O índice Taiwan Weighted avançou 1,13% e terminou aos 9.049,25 pontos.
Na Coreia do Sul, a cautela diante da reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) fez com que o índice Kospi da Bolsa de Seul devolvesse a maior parte de seus ganhos e fechasse praticamente estável. O índice avançou apenas 0,02%, terminando aos 2.206,70 pontos.
Na Austrália, a divulgação de um índice de inflação acima do esperado, a valorização do dólar australiano e a queda na cotação dos metais básicos deflagraram baixas generalizadas na Bolsa de Sydney. O índice S&P/ASX 200 perdeu 0,8% e fechou aos 4.872,9 pontos.
A Bolsa de Manila, nas Filipinas, também fechou em alta, influenciada pela recuperação de Wall Street. O índice PSE subiu 0,37% e encerrou aos 4.321,32 pontos.
A Bolsa de Cingapura fechou em alta, após forte flutuação na última hora que fez o índice mergulhar no território negativo antes de pequena retomada, mostrando a preocupação do mercado sobre o encontro do comitê do mercado aberto do Federal Reserve nesta quarta-feira. O índice Straits Times rompeu dois dias de perdas para subir 0,3% e encerrar aos 3.182,68 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, ganhou 0,8% e fechou aos 3.804,93 pontos, novo recorde de alta, liderado por compras de estrangeiros em meio a expectativas de fortes lucros no primeiro trimestre e altos pagamentos de dividendos.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, ganhou 0,4% e fechou aos 1.101,35 pontos. Investidores aguardam novos estímulos para direcionar suas decisões.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,2% e fechou aos 1.529,91 pontos, uma vez que o sentimento do mercado teve um impulso devido aos ganhos na maioria das bolsas regionais. As informações são da Dow Jones