Mercados

Bolsas da Ásia sobem após feriado na China

Apesar do recuo do índice de atividade dos gerente de compras da China, o dado foi interpretado como um sinal de estabilização da economia


	Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto ganhou 1,1%, para 2.198,20 pontos
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto ganhou 1,1%, para 2.198,20 pontos (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 07h05.

Tóquio - As bolsas na Ásia fecharam em alta, seguindo os ganhos na China, depois de um feriado nacional que manteve os mercados chineses fechados por uma semana.

O índice de atividade dos gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China, medido pelo HSBC, recuou para 52,4 em setembro, frente a 52,8 em agosto. Apesar do recuo no indicador, o dado foi interpretado como um sinal de estabilização da economia. Números acima de 50 indicam expansão da atividade no setor.

O mercado chinês também foi apoiado pela falta de notícias negativas vindas do país por conta do feriado nacional, explica o analista Tang Yonggang, da Hongyuan Securities. Segundo publicado pelo China Securities Journal ontem, a economia do país deve crescer 7,6% no quarto trimestre e pode registrar o mesmo avanço para o acumulado do ano. O jornal citou uma pesquisa conduzida pelo Centro de Informações do Estado, órgão de análise do governo.

As ações que mais se destacaram na China foram as relacionadas a medidas de combate à poluição. "Por conta da poluição durante o feriado, investidores esperam mais reformas do governo no setor ambiental", explica Tang. Os papéis da Xiamen Savings Environmental, empresa que fabrica filtros, ganharam 4,7%, assim como os da Cpi Yuanda Environmental-Protection, que opera usinas térmicas de energia elétrica, subiram 6,4%. As ações da Sound Environmental Resources, responsável por tratamento de águas, saltaram 7,3%.

O índice Xangai Composto ganhou 1,1%, para 2.198,20 pontos, e o índice Shenzhen Composto subiu 1,7%, para 1.074,80 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,9%, para 23.179 pontos. Até o início do pregão na Bolsa de Xangai, os principais índices asiáticos estavam em queda, pressionados pelas incertezas sobre o impasse político nos EUA.

O índice Kospi, na Coreia do Sul, fechou aos 2.002,76 pontos com uma alta de 0,4%. Nas Filipinas, o índice PSEi subiu para 6.454,86 pontos, com ganho de 0,2%, enquanto o Taiwan Weighted avançou 0,5%, para 8.375,65 pontos.

Já o principal índice da Austrália não conseguiu mostrar recuperação. O S&P/ASX 200 encerrou o dia em queda de 0,2% e recuou para 5.149,4 pontos, marcando a terceira queda consecutiva. No último mês, o índice alcançou a maior pontuação em cinco anos, mas já acumula perdas de 1,3% neste mês devido aos temores de um calote nos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesChina

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi