Mercados

Bolsas da Ásia seguem em alta; Hong Kong avança 2,3%

Os investidores continuaram otimistas com a alta em Wall Street e as propostas dos governos europeus para fortalecer o setor bancário da região

Hong Kong fechou em alta pela sexta sessão consecutiva (Michael Pang/ Stock Exchange)

Hong Kong fechou em alta pela sexta sessão consecutiva (Michael Pang/ Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 08h11.

Tóquio - As bolsas asiáticas voltaram a apresentar números positivos. Os investidores continuaram otimistas com a alta em Wall Street e as propostas dos governos europeus para fortalecer o setor bancário da região.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que fechou em alta pela sexta sessão consecutiva. O índice Hang Seng avançou 428,35 pontos, ou 2,3%, e terminou aos 18.757,81 pontos - desde 1º de agosto, contudo, o índice apresenta baixa de 16%.

Na China, os mercados seguiram em recuperação, ainda sob impacto da injeção de capital pelo governo nos quatro principais bancos do país. Os ganhos, contudo, foram limitados pelos temores inflacionários. O índice Xangai Composto subiu 0,8% e encerrou aos 2.438,79 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,3% e terminou aos 1.039,89 pontos, com um pacote de medidas do governo para dar suporte às pequenas empresas.

O iuane se desvalorizou em relação ao dólar, após o Banco Central chinês elevar a taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,3598 iuanes para 6,3737 iuanes) pela segunda sessão seguida. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3820 iuanes, de 6,3585 iuanes ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu novamente o embalo dos demais mercados regionais. O índice Taiwan Weighted subiu 0,62% e terminou aos 7.428,33 pontos.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, o índice acionário apresentou alta pela sexta sessão seguida, com elevação total de 9,4% no período. O Kospi ganhou 0,75% e encerrou aos 1.823,10 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney retomou a alta, com os setores de recursos e industrial liderando os ganhos. O índice S&P/ASX 200 subiu 1% e fechou aos 4.244,5 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, finalizou no azul. O índice PSEi subiu 0,36% e terminou aos 4.134,48 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou estável, com os investidores dando uma pausa após cinco sessões seguidas de ganhos e às vésperas do encontro de política monetária do banco central. O índice Straits Times cedeu 3,78 pontos e fechou aos 2.733,97 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,1% e fechou aos 3.675,38 pontos, na expectativa de que o corte na taxa de juros impulsione os lucros das empresas.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 1,7% e fechou aos 936,82 pontos, a despeito dos ganhos em Wall Street e nos demais mercados regionais, por causa das preocupações com o impacto na economia da pior inundação em décadas no país.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 1,1% e fechou aos 1.444,87 pontos, seguindo Wall Street e os demais mercados regionais. Setores imobiliário e de construção lideraram os ganhos. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:Metrópoles globaisbolsas-de-valoresAçõesCâmbioMoedasHong KongIuane

Mais de Mercados

A última carta de Buffett: o que esperar de despedida do megainvestidor

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?