Invest

Bolsas da Ásia recuam e Europa avança em meio à expectativa por simpósio de Jackson Hole

Investidores globais também acompanham a rodada de negociações em Washington sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia

SoftBank: ações caem mais de 5% após anúncio de aporte na Intel (Tomohiro Ohsumi / Colaborador/Getty Images)

SoftBank: ações caem mais de 5% após anúncio de aporte na Intel (Tomohiro Ohsumi / Colaborador/Getty Images)

Publicado em 19 de agosto de 2025 às 07h44.

Os mercados internacionais operam com cautela nesta terça-feira, 19, em meio à expectativa pelo simpósio de Jackson Hole, que terá início na quinta-feira, 21, e reúne autoridades monetárias globais. Investidores aguardam as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

Estão de olho também na rodada de negociações em Washington entre Donald Trump, Volodymyr Zelensky e líderes europeus para discutir a guerra entre Rússia e Ucrânia. Na véspera, após duas horas de reunião na Casa Branca, os líderes disseram ter avançado em pontos centrais para um acordo de paz, como garantias de segurança para Kiev, enquanto Trump voltou a defender que as negociações sigam mesmo sem cessar-fogo.

Mercado asiático

Na Ásia, as bolsas fecharam em queda, acompanhando as perdas de Wall Street na véspera.

No Japão, o Nikkei 225 caiu 0,38% e o Topix recuou 0,14%. Um dos destaques corporativos foi o conglomerado japonês SoftBank, que encerrou uma sequência de nove pregões de alta com queda superior a 5%, após anunciar um investimento de US$ 2 bilhões na Intel.

Na Coreia do Sul, o Kospi perdeu 0,81%, enquanto o Kosdaq recuou 1,26%. Na China, o CSI 300 caiu 0,38% e o Shanghai recuou 0,02%, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,21%.

Já a Austrália registrou queda de 0,7% no S&P/ASX 200. A Índia destoou do movimento regional, com o Nifty 50 avançando 0,38% e o Sensex subindo 0,48%.

Europa

As bolsas europeias operavam em alta por volta das 6h (horário de Brasília). O Stoxx 600 subia 0,54%, o alemão DAX avançava 0,43%, o francês CAC 40 tinha alta de 0,85% e o britânico FTSE 100 ganhava 0,27%.

Entre os setores, papéis de defesa recuavam após a sinalização de novos avanços nas conversas entre Trump e Zelensky, com quedas em empresas como Renk (Alemanha), Leonardo (Itália) e Saab (Suécia).

Estados Unidos

Os futuros de Nova York operavam em leve baixa nesta manhã. Os contratos futuros do Dow Jones recuavam 0,01%, enquanto os do S&P 500 caíam 0,06% e os do Nasdaq 100 recuavam 0,04%.

Na véspera, o movimento foi próximo da estabilidade: o Dow Jones caiu 0,08%, o S&P 500 perdeu 0,01% e o Nasdaq avançou 0,03%, pressionado por quedas em ações de tecnologia como Meta (-2,3%) e Microsoft (-0,6%).

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresFed – Federal Reserve SystemSoftBankIntelÁsiaEuropaEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Palantir nega falhas de segurança em sistemas de defesa; mercado reage mal e ação cai 7,5%

Novo Nordisk planeja lançar pílula contra obesidade em plataformas de telemedicina

Renault estuda aliança com chinesa Cherry para fabricar carros na América do Sul

Ibovespa fecha nos 144 mil pontos, mas tem saldo negativo na semana