Mercados

Bolsas da Ásia mantêm alta; Hong Kong ganha 0,3%

Os investidores acabaram novamente norteados pelos bons números em Wall Street

Não houve negociações na Indonésia e na Malásia por ser feriado (Michael Pang/ Stock Exchange)

Não houve negociações na Indonésia e na Malásia por ser feriado (Michael Pang/ Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 07h51.

Tóquio - A maioria das bolsas asiáticas iniciou o mês em alta. Nesta quinta-feira, os investidores acabaram novamente norteados pelos bons números em Wall Street. Não houve negociações na Indonésia e na Malásia por ser feriado.

Em seu quarto pregão consecutivo de alta, a Bolsa de Hong Kong teve ligeira alta - os ganhos obtidos na sessão da manhã acabaram reduzidos pelo enfraquecimento dos mercados chineses. O índice Hang Seng subiu 50,48 pontos, ou 0,3%, e encerrou aos 20.585,33 pontos.

Já na China, as Bolsas apresentaram queda, após o primeiro-ministro Wen Jiabao reiterar que a estabilização dos preços permanece como prioridade número 1 do governo. Além disso, houve ligeiro aumento no PMI de agosto, o que indica que Pequim poderá adotar novas medidas de aperto monetário. O índice Xangai Composto caiu 0,4% e encerrou aos 2.556,04 pontos. O índice Shenzhen Composto baixou 0,6% e terminou aos 1.136,75 pontos.

O iuane sofreu ligeira desvalorização em relação ao dólar, no embalo do enfraquecimento do euro. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3813 iuanes, de 6,3782 iuanes ontem - a moeda chinesa se valorizou 7% em relação à unidade dos EUA desde junho de 2010.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou estável, com o índice Kospi encerrando aos 1.880,70 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou em leve alta, eliminando, com a realização de lucros, a maior parte do ganho de 1,9% registrado no início da sessão. O índice Taiwan Weighted avançou apenas 0,21% e fechou aos 7.757,76 pontos.

A mesma alta discreta ocorreu na Bolsa de Sydney, na Austrália, apesar dos fortes resultados nos mercados do exterior e dos dados domésticos positivos. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,26% e encerrou aos 4.307,50 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila também fechou com pequena alta. O índice PSE valorizou 0,42% e encerrou aos 4.366,59 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, com realizações de lucros auferidos nas duas últimas sessões. O índice Straits Times cedeu 0,6% e fechou aos 2.867,18 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 0,1% e fechou aos 1.069,13 pontos, também por conta de realizações de lucros. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off