Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em queda; Xangai cai 0,7%

Os investidores da região seguiram preocupados com a crise da dívida europeia e as perspectivas econômicas sombrias dos Estados Unidos

A exceção foi a Bolsa de Hong Kong (Michael Pang/ Stock Exchange)

A exceção foi a Bolsa de Hong Kong (Michael Pang/ Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 07h54.

Tóquio - A maioria das bolsas asiáticas iniciou a semana em baixa, ainda sob o reflexo das pesadas perdas ocorridas em Wall Street na sexta-feira. Nesta segunda-feira, os investidores da região seguiram preocupados com a crise da dívida europeia e as perspectivas econômicas sombrias dos Estados Unidos. A exceção foi a Bolsa de Hong Kong.

Como, dos grandes mercados asiáticos, Hong Kong é o último a fechar, a bolsa local conseguiu se recuperar do fraco início de pregão para encerrar em elevação, alavancada pelos ligeiros ganhos na abertura dos mercados europeus. O índice Hang Seng subiu 86,95 pontos, ou 0,5%, e encerrou aos 19.486,87 pontos.

Já na China, as Bolsas apresentaram queda pelo quinto pregão seguido, também por causa dos temores de uma recessão econômica global. O índice Xangai Composto caiu 0,7% e terminou aos 2.515,86 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,9% e encerrou aos 1.124,17 pontos.

O iuane se desvalorizou em relação ao dólar pela quarta sessão seguida, apesar de o Banco Central chinês ter reduzido a taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,4032 iuanes para 6,3997 iuanes). Segundo os dealers, os bancos compraram dólares dos importadores. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,4013 iuanes, de 6,3930 iuanes sexta-feira - a moeda chinesa se valorizou 6,6% desde junho de 2010 em relação à unidade dos EUA.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve queda de 0,41%, com o enfraquecimento das ações do setor tecnológico. O índice Taiwan Weighted fechou aos 7.312,59 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em baixa, com os investidores estrangeiros estendendo o movimento de vendas. O índice Kospi recuou 1,96% e terminou aos 1.710,70 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney também encerrou o dia no campo negativo. O índice S&P/ASX 200 registrou queda de 0,48% e fechou aos 4.082,30 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em baixa. O índice PSE retrocedeu 1,12% e terminou aos 4.291,11 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou estável em meio a sessão volátil, uma vez que a cautela dos investidores sobre a economia global pressionou o sentimento na região. O índice Straits Times caiu 1,82 ponto e fechou aos 2.731,81 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,1% e fechou aos 3.839,62 pontos, com vendas de blue chips por investidores estrangeiros.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 0,1% e fechou aos 1.067,84 pontos, com a queda nos mercados regionais pesando sobre o sentimento, e ainda afetada com os dados do PIB do segundo trimestre, que mostraram que a economia encolheu.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,8% e fechou aos 1.472,16 pontos, seguindo os demais mercados regionais. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off