Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em queda; Xangai cai 0,7%

Os investidores da região seguiram preocupados com a crise da dívida europeia e as perspectivas econômicas sombrias dos Estados Unidos

A exceção foi a Bolsa de Hong Kong (Michael Pang/ Stock Exchange)

A exceção foi a Bolsa de Hong Kong (Michael Pang/ Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 07h54.

Tóquio - A maioria das bolsas asiáticas iniciou a semana em baixa, ainda sob o reflexo das pesadas perdas ocorridas em Wall Street na sexta-feira. Nesta segunda-feira, os investidores da região seguiram preocupados com a crise da dívida europeia e as perspectivas econômicas sombrias dos Estados Unidos. A exceção foi a Bolsa de Hong Kong.

Como, dos grandes mercados asiáticos, Hong Kong é o último a fechar, a bolsa local conseguiu se recuperar do fraco início de pregão para encerrar em elevação, alavancada pelos ligeiros ganhos na abertura dos mercados europeus. O índice Hang Seng subiu 86,95 pontos, ou 0,5%, e encerrou aos 19.486,87 pontos.

Já na China, as Bolsas apresentaram queda pelo quinto pregão seguido, também por causa dos temores de uma recessão econômica global. O índice Xangai Composto caiu 0,7% e terminou aos 2.515,86 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,9% e encerrou aos 1.124,17 pontos.

O iuane se desvalorizou em relação ao dólar pela quarta sessão seguida, apesar de o Banco Central chinês ter reduzido a taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,4032 iuanes para 6,3997 iuanes). Segundo os dealers, os bancos compraram dólares dos importadores. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,4013 iuanes, de 6,3930 iuanes sexta-feira - a moeda chinesa se valorizou 6,6% desde junho de 2010 em relação à unidade dos EUA.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve queda de 0,41%, com o enfraquecimento das ações do setor tecnológico. O índice Taiwan Weighted fechou aos 7.312,59 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em baixa, com os investidores estrangeiros estendendo o movimento de vendas. O índice Kospi recuou 1,96% e terminou aos 1.710,70 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney também encerrou o dia no campo negativo. O índice S&P/ASX 200 registrou queda de 0,48% e fechou aos 4.082,30 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em baixa. O índice PSE retrocedeu 1,12% e terminou aos 4.291,11 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou estável em meio a sessão volátil, uma vez que a cautela dos investidores sobre a economia global pressionou o sentimento na região. O índice Straits Times caiu 1,82 ponto e fechou aos 2.731,81 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,1% e fechou aos 3.839,62 pontos, com vendas de blue chips por investidores estrangeiros.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, perdeu 0,1% e fechou aos 1.067,84 pontos, com a queda nos mercados regionais pesando sobre o sentimento, e ainda afetada com os dados do PIB do segundo trimestre, que mostraram que a economia encolheu.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,8% e fechou aos 1.472,16 pontos, seguindo os demais mercados regionais. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMetrópoles globaisbolsas-de-valoresAçõesChinaHong Kong

Mais de Mercados

CEO diz que Azul já tem dinheiro para sair da recuperação judicial

Após balanço fraco, Oncoclínicas (ONCO3) afirma estudar aumento de capital

Com tese de 'reserva de bitcoin', Méliuz (CASH3) conclui listagem e começa a ser negociada nos EUA

Ibovespa opera em queda no último pregão da semana