Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em queda

Mercado especula uma nova intervenção do BC japonês para enfraquecer o iene

Tóquio tem influência consolidada na Ásia (Wikimedia Commons)

Tóquio tem influência consolidada na Ásia (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2011 às 22h22.

São Paulo – As principais bolsas asiáticas iniciaram a semana em baixa após mais um dia de tensões nos mercados financeiros na sexta-feira. Há instantes, o índice Nikkei, o principal da bolsa de Tóquio, caía 0,3%, para 8.694 pontos. Na Coreia do Sul, o Kospi 100 recuava 1,45%. Na Austrália, o índice ASX retrocedia 0,25%.

Segundo a CNBC, o Banco Central do Japão irá considerar medidas para afrouxar ainda mais a política monetária no país, possivelmente com um encontro antes do oficial agendado para o próximo mês. O BC do país (BoJ) irá monitoras de perto os efeitos do fortalecimento do iene nas ações das empresas exportadoras e a consequente queda no sentimento dos empresários, disseram fontes para a agência.

Jackson Hole

Nesta semana, o mercado está de olho no discurso que o presidente do Banco Central americano (Federal Reserve), Ben Bernanke, irá realizar na sexta-feira em um esperado evento anual em Jackson Hole, Wyoming, promovido pelo Fed de Kansas City. O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, também estará presente.

“Para se ter uma ideia da importância do encontro, foi neste mesmo evento no ano passado que o presidente do Fed sinalizou que não esperava mais ajudas fiscais do governo americano e que a economia mundial poderia passar por dificuldades”, analisa o economista-chefe do banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, em relatório.

Acompanhe tudo sobre:Ações

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol