Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em alta

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram números positivos nesta segunda-feira. A alta das commodities de petróleo e metais estiveram entre os fatores que influenciaram os investidores. Não houve negociações nas Filipinas e na Tailândia por ser feriado. A Bolsa de Hong Kong apresentou alta moderada, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 07h19.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram números positivos nesta segunda-feira. A alta das commodities de petróleo e metais estiveram entre os fatores que influenciaram os investidores. Não houve negociações nas Filipinas e na Tailândia por ser feriado.

A Bolsa de Hong Kong apresentou alta moderada, liderada pelas empresas de carvão, após Yanzhou Coal anunciar fortes resultados no terceiro trimestre, e as petrolíferas, devido à alta dos preços do petróleo. O índice Hang Seng subiu 110,37 pontos, ou 0,5% e terminou aos 23.627,91 pontos.

Já as Bolsas da China tiveram forte elevação por conta da disparada de 30% no volume de negociações em relação a sexta-feira, o que fez os investidores comprarem ações de corretoras e de empresas de metais. O índice Xangai Composto avançou 2,6% e terminou aos 3.051,42 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 3% e encerrou aos 1.299,83 pontos.

O yuan caiu ligeiramente ante o dólar depois de o banco central chinês conduzir a moeda para baixo e o dólar recuperar-se ante as maiores moedas. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6581 yuans, de 6,6567 yuans do fechamento de ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou com forte valorização, provocada por pesos pesados das indústrias petroquímicas e de informática. O índice Taiwan Weighted subiu 1,7% e fechou aos 8.306,98 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou na maior pontuação do ano, influenciada pelos robustos fluxos de investidores estrangeiros. O índice Kospi avançou 1% e atingiu 1.915,71 pontos.

Na Austrália, o mercado passou por uma onda de ofertas de compra de empresas depois que a Bolsa de Cingapura apresentou uma proposta de 8,4 bilhões de dólares australianos pela operadora da Bolsa de Sydney. A oferta chamou a atenção para o valor do setor de serviços financeiros australiano, enquanto o setor minerador foi apoiado pelo lançamento de uma oferta da Equinox Minerals pelo Citadel Resource Group, por 1,25 bilhão de dólares australianos. O índice S&P/ASX 200 teve alta de 1,3% e fechou aos 4.710,00 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta seguindo os mercados regionais depois de o encontro do fim de semana dos ministros do G-20 não esboçar passos claros para deter a alta das moedas dos países emergentes. O índice Straits Times avançou 0,3% e fechou aos 3.182,08 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,3% e fechou aos 3.643,49 pontos, liderado por compras de estrangeiros na maioria de papeis do setor automotivo, bancários e ações relacionadas a commodities na expectativa de fortes lucros no apurado em nove meses.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 0,1% e fechou aos 1.491,44 pontos, ajudada por ganhos nos mercados regionais e expectativa com as próximas eleições no país. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi