Mercados

Bolsas da Ásia fecham semana em queda; Hong-Kong cai 0,9%

Algumas bolsas da região sofreram com a ausência de possíveis estímulos à economia dos EUA, além das preocupações sobre a Grécia e a China

Bolsas da China tiveram o pior resultado em dez semanas (AFP)

Bolsas da China tiveram o pior resultado em dez semanas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2012 às 13h03.

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram baixa nesta sexta-feira. Houve realização de lucros em algumas bolsas da região, enquanto outras sofreram com a ausência de possíveis estímulos à economia dos EUA, além das preocupações sobre a Grécia e a China.

Os bancos chineses derrubaram a Bolsa de Hong Kong, à medida que a liberalização dos juros prejudicou o impacto positivo da primeira redução da taxa desde dezembro de 2008. O Hang Seng caiu 0,9% e terminou aos 18.502,34 pontos, encerrando três pregões de elevação nos quais o índice acumulou alta de 2,7%.

Do mesmo modo, as Bolsas da China tiveram o pior resultado em dez semanas. O forte declínio nos bancos médios e as preocupações sobre a desaceleração da economia doméstica mais do que ofuscaram o impacto positivo do corte na taxa de juros. O Xangai Composto caiu 0,5% e terminou aos 2.281,45 pontos, acumulando uma perda semanal de 3,9%, a maior no ano. Já o Shenzhen Composto perdeu 0,3%, aos 928,86 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa devido à realização de lucros, em meio às preocupações persistentes sobre a crise na zona do euro e as eleições na Grécia marcadas para o dia 17. O índice Taiwan Weighted caiu 1,14%, aos 6.999,65 pontos. Ações de grandes companhias de tecnologia recuaram.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em queda refletindo perdas nos mercados acionários da Ásia, após o Federal Reserve indicar que não haverá novas medidas de estímulo à economia. O índice Kospi retrocedeu 0,67%, aos 1.835,64 pontos. Montadoras ficaram entre as maiores perdedoras.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou no vermelho, também influenciada pelo Fed e após o corte inesperado de juros feito pelo PBoC (BC da China) sugerir cautela sobre os dados econômicos chineses. O índice S&P/ASX 200 recuou 1,09%, aos 4.063,70 pontos.

Já a realização de lucros afetou a Bolsa de Manila, nas Filipinas. O índice PSEi caiu 0,6% e terminou aos 4.994,07 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesChina

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi