Mercados

Bolsas da Ásia fecham em queda; Xangai recua 1,1%

Tóquio - As bolsas chinesas, assim como a maioria dos mercados asiáticos, apresentaram baixa nesta terça-feira, ainda sob o signo dos temores crescentes sobre a crise de débito europeia. Não houve negociações em Hong Kong e na Coreia do Sul por ser feriado. Após o feriado da segunda-feira, os mercados da China reagiram à forte […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 07h33.

Tóquio - As bolsas chinesas, assim como a maioria dos mercados asiáticos, apresentaram baixa nesta terça-feira, ainda sob o signo dos temores crescentes sobre a crise de débito europeia. Não houve negociações em Hong Kong e na Coreia do Sul por ser feriado.

Após o feriado da segunda-feira, os mercados da China reagiram à forte queda verificada na véspera nas demais bolsas da região. O índice Xangai Composto caiu 1,1% e encerrou aos 2.471,30 pontos. O índice Shenzhen Composto baixou 1,5% e terminou aos 1.077,13 pontos.

O iuane se desvalorizou em relação ao dólar, após o Banco Central chinês elevar a taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,3922 iuanes para 6,3982 iuanes), em meio aos ganhos da moeda dos EUA nos mercados internacionais. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3991 iuanes, de 6,3882 iuanes ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em forte baixa, liderada pelas ações do setor financeiro. O índice Taiwan Weighted retrocedeu 2,88% e terminou aos 7.391,37 pontos.

Já a Bolsa de Sydney, na Austrália, subiu após a não convincente recuperação em Wall Street - baseada na especulação de que a China poderia comprar títulos italianos. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,85% e terminou aos 4.072,70 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, encerrou praticamente estável. O índice PSEi recuou apenas 0,11% e fechou aos 4.292,91 pontos.

A Bolsa de Cingapura virou e fechou no negativo na última hora de negociação, após os fortes ganhos do início da sessão terem evaporado com a abertura em baixa das bolsas europeias. O índice Straits Times cedeu 0,5% e fechou aos 2.729,37 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,6% e fechou aos 3.874,78 pontos, com o crescimento da aversão ao risco e a desvalorização da rupia.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, estendeu as perdas de ontem e recuou 0,9%, fechando aos 1.031,67 pontos, pressionado pela virada para baixo nos mercados da Europa.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.448,00 pontos, perdendo os ganhos do início da sessão devido aos temores com a crise das dívidas na Europa. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol