Bolsas da China fecharam em alta também por conta das expectativas de aumento do ritmo dos empréstimos (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 1 de abril de 2011 às 07h39.
Tóquio - Os mercados asiáticos estenderam os ganhos nesta sexta-feira, alavancados principalmente pelos bons resultados da China. Números que mostram a recuperação da atividade manufatureira diminuíram os temores sobre a redução do crescimento da economia chinesa.
Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, onde o índice Hang Seng subiu 274,38 pontos, ou 1,2%, e encerrou aos 23.801,90 pontos - na semana, o índice acumulou alta de 2,8%.
As Bolsas da China fecharam em alta também por conta das expectativas de que os bancos irão aumentar o ritmo dos empréstimos, após dois meses de fraco crescimento. O índice Xangai Composto subiu 1,3% e fechou aos 2.967,41 pontos - na semana, contudo, o índice apresentou desvalorização de 0,4%. O índice Shenzhen Composto ganhou 1% e terminou aos 1.266,55 pontos.
O iuane teve maior alta ante o dólar no atual sistema depois de o banco central ficar outra baixa recorde da taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,5564 iuanes por dólar ontem para 6,5527 iuanes). Dealers disseram que o foco no iuane em um encontro informal de ministros de finanças do G-20 e expectativas de um surto na inflação de março foram provavelmente as razões de Pequim permitir o fortalecimento da moeda. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5479 iuanes, de 6,5485 iuanes de ontem.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em leve alta e com pequeno volume de negócios. Os investidores preferiram permanecer de lado nas transações, às vésperas do final de semana de quatro dias. O índice Taiwan Weighted subiu apenas 0,25% e fechou aos 8.705,13 pontos.
Na Coreia do Sul, os investidores estrangeiros estenderam a onda de compras pelo 12º pregão seguido e levaram o índice Kospi, da Bolsa de Seul, a seu recorde histórico. Com alta de 0,7%, encerrou aos 2.121,01 pontos.
Na Austrália, o S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney avançou 0,5% e fechou aos 4.861,8 pontos - na semana, o índice acumulou ganhos de 2,7%.
A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta, em meio ao constante sentimento otimista na ausência de notícias negativas. O índice PSE avançou 1,83% e terminou aos 4.129.54 pontos.
A Bolsa de Cingapura terminou em alta em meio aos ganhos da maioria das bolsas asiáticas, uma vez que positivos dados da pesquisa da produção industrial da China melhoraram a confiança do investidor no crescimento regional. O índice Straits Times ganhou 0,5% e fechou aos 3.120,47 pontos, já que o interesse nas compras de blue chips foi forte.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 0,8% e fechou aos 3.707,49 pontos, liderado por compras de papeis de bancos e relacionados a produtos de consumo seguindo os dados favoráveis da inflação de março.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, valorizou 1,6% e fechou aos 1.064,35 pontos, maior nível desde outubro de 1996, com o mais alto volume em quatro meses, uma vez que os investidores estrangeiros continuaram ativos no mercado, levando à alta os pesos pesados de energia e bancos.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,7% e fechou aos 1.555,38 pontos em uma aceleração de última hora depois que o índice navegou em uma estreita faixa de quatro pontos na maior parte da sessão, com destaque para as compras de papeis de petróleo e gás e empurrado também após a abertura das bolsas europeias. As informações são da Dow Jones