Mercados

Bolsas da Ásia caem com expectativa sobre Europa

Tóquio - As Bolsas da Ásia apresentaram baixa. A maioria dos investidores mostrou cautela e andou de lado, à espera dos desdobramentos da reunião de cúpula da União Europeia, que começa hoje e termina amanhã. Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng caiu 132,77 pontos, ou 0,7%, e fechou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 08h10.

Tóquio - As Bolsas da Ásia apresentaram baixa. A maioria dos investidores mostrou cautela e andou de lado, à espera dos desdobramentos da reunião de cúpula da União Europeia, que começa hoje e termina amanhã.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng caiu 132,77 pontos, ou 0,7%, e fechou aos 19.107,81 pontos.

Já na China, em sessão instável, as bolsas fecharam próximas da estabilidade. O apetite dos investidores por ações relativamente baratas chocou-se com as preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico chinês, um dia antes da divulgação dos indicadores econômicos de novembro. O índice Xangai Composto caiu apenas 0,1% e terminou aos 2.329,82 pontos. Já o índice Shenzhen Composto subiu somente 0,1% e encerrou aos 970,95 pontos.

O iuane subiu ante o dólar depois de o banco central conduzir a moeda a alta via taxa de referência de câmbio. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3619 iuanes, de 6,3643 iuanes ontem. A taxa de paridade central dólar-iuane foi fixada em 6,3319 iuanes, de 6,3342 iuanes ontem.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul teve queda de 0,4% e fechou aos 1.912,39 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei encerrou em baixa, com as pesadas quedas das ações das empresas de tecnologia, com a perspectiva de enfraquecimento da receita. O índice Taiwan Weighted caiu 0,71% e fechou aos 6.982,90 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em leve baixa, também na expectativa dos resultados da reunião de líderes da Europa. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,27% e terminou aos 4.280,70 pontos, em negociação de baixo volume.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou praticamente estável. O índice PSE retrocedeu apenas 0,05% e terminou aos 4.312,89 pontos, com grande volume de ações negociadas.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa, com atuação do governo para conter a exuberância do mercado imobiliário da cidade-Estado bem como preocupações sobre a zona do euro pesando na bolsa. O governo impôs mais taxas sobre a compra de propriedades por estrangeiros e moradores que buscam adquirir vários imóveis em um esforço para refrear a especulação no mercado. O índice Straits Times perdeu 1,9% e fechou aos 2.728,31 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,3% e fechou aos 3.781,76 pontos, depois de o Banco Central manter a taxa básica de juros da economia em 6% ao ano, o que pode ajudar a prevenir que fundos estrangeiros reduzam seus investimentos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,3% e fechou aos 1.043,24 pontos, à semelhança de seus pares regionais.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 0,6% e fechou aos 1.472,92 pontos, com investidores parados para ver os acontecimentos na reunião de cúpula europeia. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol