Mercados

Bolsas da Ásia caem com expectativa sobre Europa

Tóquio - As Bolsas da Ásia apresentaram baixa. A maioria dos investidores mostrou cautela e andou de lado, à espera dos desdobramentos da reunião de cúpula da União Europeia, que começa hoje e termina amanhã. Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng caiu 132,77 pontos, ou 0,7%, e fechou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 08h10.

Tóquio - As Bolsas da Ásia apresentaram baixa. A maioria dos investidores mostrou cautela e andou de lado, à espera dos desdobramentos da reunião de cúpula da União Europeia, que começa hoje e termina amanhã.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng caiu 132,77 pontos, ou 0,7%, e fechou aos 19.107,81 pontos.

Já na China, em sessão instável, as bolsas fecharam próximas da estabilidade. O apetite dos investidores por ações relativamente baratas chocou-se com as preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico chinês, um dia antes da divulgação dos indicadores econômicos de novembro. O índice Xangai Composto caiu apenas 0,1% e terminou aos 2.329,82 pontos. Já o índice Shenzhen Composto subiu somente 0,1% e encerrou aos 970,95 pontos.

O iuane subiu ante o dólar depois de o banco central conduzir a moeda a alta via taxa de referência de câmbio. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3619 iuanes, de 6,3643 iuanes ontem. A taxa de paridade central dólar-iuane foi fixada em 6,3319 iuanes, de 6,3342 iuanes ontem.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul teve queda de 0,4% e fechou aos 1.912,39 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei encerrou em baixa, com as pesadas quedas das ações das empresas de tecnologia, com a perspectiva de enfraquecimento da receita. O índice Taiwan Weighted caiu 0,71% e fechou aos 6.982,90 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em leve baixa, também na expectativa dos resultados da reunião de líderes da Europa. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,27% e terminou aos 4.280,70 pontos, em negociação de baixo volume.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou praticamente estável. O índice PSE retrocedeu apenas 0,05% e terminou aos 4.312,89 pontos, com grande volume de ações negociadas.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa, com atuação do governo para conter a exuberância do mercado imobiliário da cidade-Estado bem como preocupações sobre a zona do euro pesando na bolsa. O governo impôs mais taxas sobre a compra de propriedades por estrangeiros e moradores que buscam adquirir vários imóveis em um esforço para refrear a especulação no mercado. O índice Straits Times perdeu 1,9% e fechou aos 2.728,31 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,3% e fechou aos 3.781,76 pontos, depois de o Banco Central manter a taxa básica de juros da economia em 6% ao ano, o que pode ajudar a prevenir que fundos estrangeiros reduzam seus investimentos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,3% e fechou aos 1.043,24 pontos, à semelhança de seus pares regionais.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 0,6% e fechou aos 1.472,92 pontos, com investidores parados para ver os acontecimentos na reunião de cúpula europeia. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF