Mercados

Bolsas da Ásia apresentam elevação; HK ganha 0,8%

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - Os principais mercados asiáticos fecharam no campo positivo nesta terça-feira. Parte das bolsas seguiu a orientação altista das bolsas chinesas, ignorando a queda em Wall Street na véspera. Não houve negociações na Indonésia e Malásia por ser feriado. A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 07h32.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - Os principais mercados asiáticos fecharam no campo positivo nesta terça-feira. Parte das bolsas seguiu a orientação altista das bolsas chinesas, ignorando a queda em Wall Street na véspera. Não houve negociações na Indonésia e Malásia por ser feriado.

A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, no embalo dos mercados chineses, apesar de uma reportagem informar que o Banco Central chinês poderá aumentar as taxas de juros no fim de semana. O índice Hang Seng subiu 190,46 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 23.428,15 pontos.

Já as Bolsas da China se recuperaram, após o declínio na sessão da manhã. A alta foi liderada pelas empresas de metais, beneficiadas pelo enfraquecimento do dólar. O índice Xangai Composto subiu 0,7% e terminou aos 2.875,86 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,7% e encerrou aos 1.309,44 pontos.

O yuan subiu ligeiramente para a maior alta em duas semanas ante o dólar, influenciada pela desvalorização geral da moeda americana por conta de preocupações com os problemas fiscais na zona do euro subsidiado agora por notícias de que o parlamento irlandês provavelmente aprovará um orçamento austero em 2001 hoje. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6446 yuans, de 6,6484 yuans ontem.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei fechou estável. O índice Taiwan Weighted encerrou aos 8.704,39 pontos, após ficar no campo negativo na maior parte do pregão.

Na Coreia do Sul, as ações tecnológicas puxaram a alta da Bolsa de Seul, ante a expectativa de que as empresas do setor se beneficiem de uma corrida às compras nos EUA durante o final do ano. O índice Kospi ganhou 0,5% e fechou aos 1.962,52 pontos.

Na Austrália, a alta da Bolsa de Sydney foi liderada pelas ações dos setores de matérias primas, financeiro e de bens de consumo. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,8% e encerrou aos 4.726,8 pontos.

Nas Filipinas, depois de quatro dias seguidos de alta, o índice PSE da Bolsa de Manila recuou com as realizações de lucros, tendo baixa de 0,6%, fechando aos 4.197,92 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve ligeira alta em apáticas negociações com ausência de novidades a guiar os mercados. Traders disseram que a letargia deve continuar pelo resto do mês. O índice Straits Times subiu 0,3% e fechou aos 3.191,88 pontos.

O índice composto da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,6% e fechou aos 1.040,72 pontos, maior alta em quase um mês, seguindo os ganhos nos mercados regionais. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa