Mercados

Bolsas chinesas têm mínima de 1 mês após decisão do Fed

Índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,13 por cento

Bolsa de Xangai: alta das small-caps foi ofuscada pelo recuo em ações bancárias, desencadeada por uma venda generalizada nos mercados de títulos (AFP/AFP)

Bolsa de Xangai: alta das small-caps foi ofuscada pelo recuo em ações bancárias, desencadeada por uma venda generalizada nos mercados de títulos (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 08h46.

Xangai / Sydney - Os mercados acionários da China caíram para as mínimas de um mês nesta quinta-feira, depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevou os juros e sinalizou um ritmo mais rápido do que o esperado de aperto da política monetária.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,13 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,71 por cento.

A alta das small-caps foi ofuscada pelo recuo em ações bancárias, desencadeada por uma venda generalizada nos mercados de títulos, o que levantou a perspectiva de uma crise de liquidez no sistema bancário.

O restante das bolsas asiáticas também recuou, com exceção do japonês Nikkei, após a decisão do Fed.O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,51 por cento às 7:56.

O dólar subiu para 117,86 ienes, nível mais alto desde o início de fevereiro, o que favoreceu a alta do Nikkei.

 

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChina

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização do dólar deve se acelerar, segundo a Gavekal

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap