Mercados

Bolsas chinesas recuam após sinal de política monetária "neutra"

Índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,50 por cento

Bolsa de Xangai: mercados ficaram cautelosos depois que os principais líderes chineses prometeram evitar bolhas de ativos em 2017 (Getty Images)

Bolsa de Xangai: mercados ficaram cautelosos depois que os principais líderes chineses prometeram evitar bolhas de ativos em 2017 (Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 08h21.

Xangai / Tóquio - Os mercados chineses recuaram nesta segunda-feira, pressionados pelas blue-chips, uma vez que as expectativas de novo estímulo monetário diminuíram após Pequim prometer conter bolhas de ativos no próximo ano mantendo a política monetária "prudente e neutra".

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,50 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,15 por cento.

Os mercados ficaram cautelosos depois que os principais líderes chineses prometeram evitar bolhas de ativos em 2017 e dar maior importância à prevenção do risco financeiro.

Por sua vez o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, recuava diante da perspectiva de juros mais altos nos Estados Unidos e de um dólar mais forte com as políticas da administração Trump de corte de impostos e de gastos fortes. Isso ameaça sugar capital dos mercados emergentes.

O índice MSCI tinha queda de 0,45 por cento às 7:42. Desde que Trump foi eleito, o índice recuou 3,7 por cento.

O índice japonês Nikkei, que tem se beneficiado da queda acentuada do iene ante o dólar, interrompeu série de nove dias de alta ao recuar 0,05 por cento.

 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesChinaXangai

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA