Mercados

Bolsas chinesas caem com indícios de fraqueza econômica

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,5 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,8 por cento


	Investidor em Xangai, na China: o PMI oficial de indústria da China caiu a 49,4 em janeiro
 (REUTERS/Aly Song)

Investidor em Xangai, na China: o PMI oficial de indústria da China caiu a 49,4 em janeiro (REUTERS/Aly Song)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 07h24.

Xangai - As ações chinesas caíram nesta segunda-feira após o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria cair para o menor nível desde meados de 2012, o que não dá nenhum respiro para os mercados em relação à situação econômica do país.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,5 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,8 por cento.

O PMI oficial de indústria da China caiu a 49,4 em janeiro ante 49,7 no mês anterior e abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração. É a leitura mais baixa desde agosto de 2012 e ficou abaixo da expectativa de 49,6 em pesquisa da Reuters.

Já o restante dos mercados asiáticos iniciou o mês com cautela, com o inesperado afrouxamento da política monetária pelo banco central do Japão provocando algumas compras porém com mais sinais de fraqueza econômica na China e queda dos preços do petróleo mantendo os investidores em alerta.

Às 7:38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,15 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesChinaPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro