Invest

Bolsas caem na Ásia e Europa abre no vermelho com temor sobre tarifas de Trump

Mercados reagem a dados fracos da indústria da Alemanha, avanço do pacote fiscal dos EUA e risco de novas tarifas a partir de 9 de julho

Publicado em 4 de julho de 2025 às 06h42.

Os mercados internacionais operam no vermelho nesta sexta-feira, 4, com investidores digerindo os efeitos do forte relatório de empregos dos Estados Unidos e atentos às negociações tarifárias da Casa Branca.

Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em queda. O Kospi, da Coreia do Sul, caiu 1,99% e o Kosdaq recuou 2,21%. Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu 0,64%. Já o índice CSI 300, da China, subiu 0,36%. No Japão e na Austrália, os mercados terminaram o dia praticamente estáveis.

Na Europa, as bolsas abriram em queda nesta sexta-feira, pressionadas por dados decepcionantes da indústria da Alemanha e pelo acirramento das tensões comerciais com os Estados Unidos. As encomendas à indústria alemã caíram 1,4% em maio, resultado bem pior que a projeção de recuo de apenas 0,1%. O tombo foi puxado por uma queda de 17,7% nos pedidos do setor de produtos eletrônicos e ópticos, que havia registrado fortes encomendas no mês anterior.

Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o francês CAC 40 caía 0,91%, o europeu Stoxx 600 recuava 0,70% e o alemão DAX perdia 0,62%. Em Londres, o FTSE 100 registrava baixa de 0,32%.

Nos Estados Unidos, os mercados estão fechados nesta sexta por conta do feriado de 4 de julho. Na véspera, porém, Wall Street encerrou em alta, com o S&P 500 subindo 0,83% e o Nasdaq avançando 1,02%, ambos em recordes históricos.

O mercado monitora os desdobramentos do pacote fiscal aprovado no Congresso e a aproximação do prazo final de Donald Trump para impor tarifas recíprocas a países parceiros.

Acompanhe tudo sobre:Hong KongÁsiaEuropaEstados Unidos (EUA)bolsas-de-valoresChinaAções

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda