Mercados

Bolsas asiáticas sobem após comentários de Bernanke

O presidente do Federal Reserve disse que uma política monetária altamente acomodatícia para o futuro próximo é algo necessário para a economia dos EUA


	Na China, o índice Xangai Composto subiu 3,2%, para 2.072,99 pontos, com expectativas de que Pequim pode introduzir algumas medidas de apoio para estabilizar o crescimento do país
 (REUTERS/Stringer)

Na China, o índice Xangai Composto subiu 3,2%, para 2.072,99 pontos, com expectativas de que Pequim pode introduzir algumas medidas de apoio para estabilizar o crescimento do país (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2013 às 07h31.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta quinta-feira, após comentários do presidente do Federal Reserve Bank, Ben Bernanke, na quarta-feira.

Falando em uma conferência do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, Bernanke disse que uma política monetária altamente acomodatícia para o futuro próximo é algo necessário para a economia dos EUA.

O presidente do Fed falou algumas horas após a divulgação da ata da reunião de junho do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês). Segundo o documento, metade das autoridades presentes acreditava que o programa de compra de títulos do Fed deveria ser retirado até o final do ano.

Os mercados em todo o mundo têm buscado sinais sobre o rumo da política monetária dos EUA nas últimas semanas. Na Ásia, as expectativas crescentes sobre a redução dos estímulos resultaram em fluxos de saída significativos da região, especialmente dos mercados do Sudeste Asiático.

Influenciados pelos comentários de Bernanke, o índice S&P/ASX 200, da Austrália, fechou em alta de 1,3%, aos 4.965,70 pontos, e o índice Kospi, da Bolsa de Seul, subiu 2,9%, para 1.877,60 pontos. Em Taipé, o índice Taiwan Weighted avançou 2,1%, para 8179,54 pontos, e o índice PSEi ganhou 1,6%, aos 6407,36 pontos, nas Filipinas.

Na China, o índice Xangai Composto subiu 3,2%, para 2.072,99 pontos, com expectativas de que Pequim pode introduzir algumas medidas de apoio para estabilizar o crescimento do país.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse na quarta-feira que a China precisa garantir que o crescimento econômico não caia abaixo de um limite inferior e que a inflação não ultrapasse um limite superior, embora ele não tenha definido os limites.

Os ganhos acentuados na China tiveram um efeito sobre Hong Kong, onde o índice Hang Seng subiu 2,6%, para 21.437,49 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 2,9% e fechou aos 945,25 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroFed – Federal Reserve System

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi