Mercados

Bolsas asiáticas iniciam semana em queda; HK cai 1,2%

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os principais mercados da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira. Enquanto algumas bolsas sofreram com a realização de lucros, outras foram influenciadas por notícias vindas dos Estados Unidos. Foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sucumbiu às preocupações sobre a crise […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 05h07.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os principais mercados da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira. Enquanto algumas bolsas sofreram com a realização de lucros, outras foram influenciadas por notícias vindas dos Estados Unidos.

Foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que sucumbiu às preocupações sobre a crise da execução hipotecária nos EUA. O índice Hang Seng caiu 288,25 pontos, ou 1,2%, e terminou aos 23.469,38 pontos.

Após sete sessões seguidas de ganhos, a Bolsa de Xangai, na China, sofreu com a realização de lucros, à espera de novos dados econômicos a serem anunciados esta semana. O índice Xangai Composto baixou 0,5% e terminou aos 2.955,23 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 1,4% e encerrou aos 1.196,23 pontos.

O yuan teve ligeira desvalorização sobre o dólar, após o Tesouro dos EUA atrasar o anúncio do relatório se a China faz manipulação do câmbio ou não. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6441 yuans, de 6,6412 yuans do fechamento de sexta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,6541 yuans, de 6,6497 yuans de sexta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em baixa, impulsionada pelas preocupações dos grandes exportadores com o dólar taiwanês valorizado e pela queda das ações do setor de tecnologia. O índice Taiwan Weighted caiu 1,8% e fechou aos 8.060,54 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou em baixa, com os investidores realizando lucros, principalmente com as ações dos setores automobilístico e de tecnologia. O índice Kospi recuou 1,4%, fechando em 1.875,42 pontos.

No mercado australiano, a recuperação do dólar pesou sobre os preços das commodities e a Bolsa de Sydney se retraiu. A moeda dos EUA se valorizou com o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central), Ben Bernanke, que defendeu medidas adicionais para estimular o crescimento econômico, mas disse que o Fed está agindo com "alguma cautela". O índice S&P/ASX 200 recuou 0,8% e fechou aos 4.651,9 pontos.

Nas Filipinas, os ganhos de algumas blue chips sustentaram a alta de 0,3% do índice PSE da Bolsa de Manila, que fechou aos 4.226,87 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em baixa , uma vez que preocupações sobre execuções de hipotecas nos EUA estimularam os investidores a realizarem lucros sobre ganhos da semana anterior. O índice Straits Times baixou 0,7% e fechou aos 3.181,27 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia teve baixa de 0,8% e fechou aos 3.566,91 pontos, com os recuos nos mercados asiáticos inspirando fundos locais a continuar realizando lucros.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, cede 1,3% e fechou aos 984,03 pontos, com perdas acelerando no meio da tarde liderados pelo grupo PTT depois de recentes subidas, enquanto o setor bancário recuou ante divulgação dos ganhos do terceiro trimestre esta semana.

O índice composto de sem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,6% e fechou aos 1.480,70 pontos, com realização de lucro, uma vez que o orçamento de 2011 não trouxe novidades. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas