Bolsa de Xangai: o Shenzhen Composite permaneceu estável, a 1.019,47 pontos (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 06h39.
Xangai - As bolsas asiáticas terminaram o pregão desta segunda-feira sem direção única, com a liquidez comprometida pelo fechamento do mercado de Tóquio em função de um feriado nacional no Japão.
Na China, preocupações com futuras ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) levaram o principal índice acionário local, o Xangai Composto, a encerrar o dia com queda de 0,2%, a 2.009,56 pontos. Já o Shenzhen Composite permaneceu estável, a 1.019,47 pontos.
Recentemente, o órgão regulador do mercado financeiro chinês decidiu intensificar a supervisão de IPOs para tentar conter os preços das ofertas, o que levou cinco empresas da região a adiar planos de abrir capital.
Em Taiwan, por outro lado, a bolsa teve alta de 0,4%, a 8.566,20 pontos, influenciada por ganhos de empresas de tecnologia, como TSMC e Hon Hai.
Também subiram o índice Kospi, da Bolsa de Seul (+0,54%, a 1.948,92 pontos), e o PSEi, do mercado filipino (+1,7%, a 5.940,67 pontos). Nas Filipinas, os investidores interpretaram dados fracos do mercado de trabalho dos EUA como um sinal de que o Federal Reserve (o banco central norte-americano) talvez demore mais para retirar sua política de estímulos. Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou que o país criou apenas 74 mil empregos em dezembro, ante previsão dos analistas de 200 mil postos de trabalho.
Na região do Pacífico, o índice australiano S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,4%, a 5.292,1 pontos, seu menor nível em três semanas, em dia de poucos negócios. Segundo analistas, investidores na Austrália aguardam nesta semana balanços corporativos dos EUA após crescerem as incertezas sobre o desempenho econômico norte-americano diante do último relatório de emprego do país. Fonte: Dow Jones Newswires.