Mercados

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em queda

Os resultados corporativos de empresas da região continuaram sendo o foco principal dos mercados


	Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto perdeu 1,0%, para fechar em 2.177,91 pontos
 (Getty Images)

Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto perdeu 1,0%, para fechar em 2.177,91 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 09h18.

Tóquio - As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira, após a divulgação de uma série de resultados corporativos.

A semana foi amplamente positiva para os mercados regionais, uma vez que o apetite por ações manteve-se elevado. O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, subiu 3,4% na semana e o índice Kospi, da Coreia do Sul, ganhou 2,0%. Já o índice Xangai Composto ficou em terreno negativo, com queda de cerca de 3,0%.

Na sexta-feira, o Kospi Composto perdeu 0,4%, para 1.944,56 pontos, e o S&P/ASX 200 caiu 0,1%, para 5.097,50 pontos. Os resultados corporativos de empresas da região continuaram sendo o foco principal dos mercados.

A Samsung Electronics caiu 0,5%, em Seul, depois de anunciar que seu lucro do primeiro trimestre subiu para um recorde, contudo o ritmo de crescimento dos lucros continuou a desacelerar.

O impacto dos lucros das empresas foi mais evidente na China, onde uma série de grandes companhias estatais avançou nos pregões depois de anunciar seus resultados.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, terminou em alta de 0,7%, aos 22.547,71 pontos, e o índice Xangai Composto perdeu 1,0%, para fechar em 2.177,91 pontos. O índice Shenzhen Composto, por sua vez, caiu 1,6%, para 912,62 pontos.


O Bank of China subiu 1,4% em Hong Kong depois de o credor informar que seu lucro líquido cresceu 8,2% no primeiro trimestre. Também em Hong Kong, a PetroChina saltou de 2,0%, apesar de a companhia petrolífera ter anunciado que o lucro líquido no primeiro trimestre caiu 8%. A queda, menor do que o esperado, ocorreu devido ao baixo preço do petróleo bruto.

Em Taipé, o índice Taiwan Weighted terminou o pregão estável, aos 8.022,06 pontos, uma vez que a realização de lucros em grande parte de empresas tecnologia compensou os ganhos da TSMC, disse o analista Alex Huang, da Mega Securities.

A TSMC subiu 1,4%, enquanto a Hon Hai caiu 1,6%, com preocupação dos investidores de que sua forte dependência da Apple pode prejudicar seu rendimento daqui para frente.

As ações nas Filipinas fecharam em terreno positivo, recebendo um impulso após o último corte de taxas do banco central e por causa dos dados econômicos encorajadores do exterior. O índice PSEi subiu 0,4% para 7.025,44 pontos, com volume pesado de operações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15