Mercados

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta

O início de uma paralisação parcial do governo dos EUA não foi o suficiente para desanimar o investidor


	Investidores na bolsa coreana, Kospi: o índice da Bolsa de Seul fechou em alta de 0,1%, aos 1.998,87 pontos
 (SeongJoon Cho/Bloomberg)

Investidores na bolsa coreana, Kospi: o índice da Bolsa de Seul fechou em alta de 0,1%, aos 1.998,87 pontos (SeongJoon Cho/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2013 às 07h45.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, após o início de uma paralisação parcial do governo dos EUA. As bolsas na China e em Hong Kong não abriram por causa de um feriado.

Os parlamentares norte-americanos não conseguiram chegar a um acordo sobre o financiamento do governo antes da meia-noite desta segunda-feira (horário local), prazo que marcava o fim do ano fiscal no país.

Esta foi primeira vez que o governo decretou uma paralisação parcial em 17 anos. O escopo completo da paralisação ainda não está claro, e muitos serviços públicos - como o serviço militar e os serviços postais - vão continuar.

As bolsas asiáticas conseguiram contrabalançar as notícias dos EUA e se mantiveram em território positivo, visto que a paralisação parcial já era aguardada por alguns agentes do mercado. "Nós realmente não vimos nenhum progresso [nas negociações do Orçamento nos EUA] desde o primeiro dia", disse Desmond Chua, analista de Cingapura na CMC Markets.

Traders disseram que os investidores já haviam considerado a paralisação e, por isso, se posicionaram em grande parte na segunda-feira, pois estavam cada vez mais certos que os parlamentares não chegariam a acordo sobre um Orçamento antes do prazo.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em alta de 0,1%, aos 1.998,87 pontos, e o índice PSEi, das Filipinas, subiu 0,1%, para 6.197,85 pontos. O índice Taiwan Weighted ganhou 0,16% e fechou aos 8.187,02 pontos.

Por outro lado, as ações em Sydney encerraram o pregão em baixa. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,2%, para 5.206,8 pontos, tendo oscilado perto da estabilidade durante a sessão. Entre as notícias locais, o Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a taxa de juros inalterada em sua mínima histórica, acrescentando que as reduções na política monetária nos últimos dois anos estavam começando a ganhar força.

O RBA reduziu a taxa de juros para uma mínima recorde de 2,50% em agosto. Nesta terça-feira, o BC australiano decidiu manter a taxa de juros neste patamar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAções

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15