Mercados

Bolsas asiáticas fecham em queda à espera de IPOs na China

Muitos agentes do mercado estão desconfortáveis com a valorização das startups negociadas na China, que têm atingido preços 100 vezes maiores que o retorno


	Ações: a expectativa pelo lançamento de novos papéis incentivou as vendas no pregão de hoje, levando o índice Xangai Composto a cair 3,47%
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Ações: a expectativa pelo lançamento de novos papéis incentivou as vendas no pregão de hoje, levando o índice Xangai Composto a cair 3,47% (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2015 às 09h17.

São Paulo - As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça-feira, com os investidores de Xangai à espera de uma nova onda de ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) previstas para esta semana, e com atenção no impasse entre a Grécia e seus credores e na decisão de política monetária do Federal Reserve, que sai amanhã.

A expectativa pelo lançamento de novos papéis incentivou as vendas no pregão de hoje, levando o índice Xangai Composto a cair 3,47%, a 4.887,43 pontos, depois de recuar 4,4% na mínima do dia.

Além disso, muitos agentes do mercado estão desconfortáveis com a forte valorização das startups negociadas na China, que têm atingido preços 100 vezes maiores que o retorno.

"O retorno de investimentos em IPOs tem sido muito forte e mais previsível do que de startups", explicou Gerry Alfonso, diretor da corretora Shenwan Hongyuan.

Os demais mercados asiáticos seguiram a direção de Xangai, em meio a um sentimento de aversão ao risco, alimentado principalmente pela queda das bolsas de Nova York no fechamento de ontem e pela indefinição entre a Grécia e seus credores internacionais.

O Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,10%, a 26.577,70 pontos, e o Kospi, da Coreia do Sul, teve baixa de 0,67%, a 2.028,72 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 também caiu, a 0,05%, a 5.535,80 pontos, à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve, que sai amanhã e deve dar novas pistas sobre quando os juros devem subir nos Estados Unidos, e da reunião de quinta-feira do Eurogrupo, o grupo de ministros de Finanças da zona do euro, que discutirá a situação na Grécia.

Entre as mineradoras, a Rio Tinto perdeu 2,41% e a BHP Billiton caiu 0,61%. 

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroChinaIPOs

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa