Mercados

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

A divulgação da ata da reunião de política monetária do Fed e dos dados da indústria da China influenciaram os resultados


	Bolsa de valores da Coreia do Sul, a KOSPI, em um banco de Seul: o índice fechou em queda de 0,98%, aos 1.849,12 pontos
 (Choi Jae-gu/Yonhap/Reuters)

Bolsa de valores da Coreia do Sul, a KOSPI, em um banco de Seul: o índice fechou em queda de 0,98%, aos 1.849,12 pontos (Choi Jae-gu/Yonhap/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2013 às 06h46.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam em direções divergentes nesta quinta-feira, após a divulgação da ata da reunião de política monetária do Federal Reserve dos EUA e dos dados da indústria da China.

A ata da reunião do Federal Reserve, ocorrida em julho, não forneceu sinais claros sobre quando o banco central começará a retirar o seu programa de compra de títulos, alimentando a incerteza sobre a direção da política monetária dos EUA. As ações em Wall Street reagiram negativamente ao documento, com o índice Dow Jones terminando em queda de 0,7% na quarta-feira, proporcionando uma pressão sobre a Ásia.

"Aqueles que acreditavam que a redução da compra de títulos começará em setembro ainda acreditam nisso, enquanto aqueles que imaginam uma data posterior permanecem firmes", disse Nicholas Smith, estrategista da CLSA em Tóquio.

Temores de uma redução de estímulo do Fed já contribuíram para uma onda de vendas na Ásia no início da semana, especialmente no Sudeste Asiático. Esta tendência manteve-se nesta quinta-feira, com o índice PSEi, das Filipinas, mergulhando 6%, para 6136,73 pontos, na reabertura do pregão depois de três sessões.

O índice Taiwan Weighted recuou 0,2%, para 7814,38 pontos. Já o Kospi fechou em queda de 0,98%, aos 1.849,12 pontos. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 caiu 0,5%, para 5.075,70 pontos.

Por outro lado, houve algumas notícias positivas na Ásia, como dados preliminares para agosto do índice gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China. O PMI medido pelo HSBC apontou para uma recuperação substancial no setor manufatureiro da China e ajudou alguns mercados da Ásia a terminarem em território positivo. O índice ficou em 50,1 em agosto, uma leitura que o coloca acima da marca de 50, o que indica uma expansão da atividade manufatureira, ante uma leitura final de 47,7 em julho.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou a sessão em alta de 0,4%, aos 21.895,40 pontos, com empresas chinesas superando o mercado mais amplo. O índice Hang Seng China Enterprises subiu 1,1%, para 9.967,77 pontos. O índice Xangai Composto, no entanto, caiu 0,3%, para 2.067,12 pontos, e o índice Shenzhen Composto subiu 0,3%, para 1.006,69 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Ibovespa sobe 1% com ajuda de Vale (VALE3); dólar fecha na casa dos R$ 6

Braskem anuncia R$ 614 milhões em investimentos para ampliar produção