Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta; HK ganha 0,2%

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia encerrou a semana em elevação. O bom resultado em Wall Street foi um dos fatores altistas nesta sexta-feira, enquanto preocupações sobre a economia chinesa limitaram os ganhos. A Bolsa de Hong Kong teve ligeira alta, por conta […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2010 às 07h19.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - A maioria dos mercados da Ásia encerrou a semana em elevação. O bom resultado em Wall Street foi um dos fatores altistas nesta sexta-feira, enquanto preocupações sobre a economia chinesa limitaram os ganhos.

A Bolsa de Hong Kong teve ligeira alta, por conta da presença de investidores em busca de ofertas de ocasião no setor imobiliário. O índice Hang Seng subiu 46,07 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 22.714,85 pontos - a valorização do índice na semana foi de 1,9%.

Já a Bolsa de Xangai, na China, teve ligeira queda por conta de declínios em empresas de telecomunicações e mineradoras, exacerbando as preocupações sobre medidas de aperto monetário no curto prazo. O índice Xangai Composto perdeu 0,2% e terminou aos 2.893,74 pontos - na semana, contudo, o índice acumulou ganhos de 1,9%. Já o índice Shenzhen Composto avançou 0,1% e encerrou aos 1.348,56 pontos.

O yuan se valorizou em relação ao dólar, devido à baixa na taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6635 yuans para 6,6593 yuans) e ao enfraquecimento da moeda norte-americana nos mercados internacionais. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6555 yuans, de 6,6671 yuans do fechamento de quinta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou com o índice Taiwan Weighted marcando alta de 0,4%, terminando aos 8.817,9 pontos, maior nível de fechamento em 31 meses, liderado por pesos pesados dos setores financeiro, de tecnologia e de turismo.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul avançou 0,9% e fechou aos 2.026,30 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou o dia em ligeira baixa, apesar dos ganhos moderados ocorridos em Wall Street. O índice S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,4% e terminou aos 4.763,1 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila encerrou em alta, recuperando-se dos fortes declínios registrados nas duas últimas sessões. O índice PSE subiu 0,4% e terminou aos 4.057,33 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em leve alta, por conta de procuras por barganhas, mas o fraco volume indica que o apetite dos investidores por negócios está desacelerando dados os feriados do fim do ano. O índice Straits Times ganhou 0,2% e fechou aos 3.153,01 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,28% e fechou aos 3.581,57 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,7% e fechou aos 1.022,46 pontos, uma vez que os fundos venderam ações com performance baixa para tornar seu portfólio atrativo em 2010.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,2% e fechou aos 1.499,88 pontos, em variação limitada devido à ausência de fatores positivos. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Pfizer vence disputa com Novo Nordisk e compra a Metsera por US$ 10 bi