Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto fechou em baixa de 0,5%, aos 2.129,40 pontos (REUTERS/Stringer)
Da Redação
Publicado em 7 de novembro de 2013 às 06h59.
São Paulo - Os mercados asiáticos encerraram as negociações em queda, na espera por importantes eventos nos próximos dias e por pressões no noticiário local.
Os EUA publicarão o relatório mensal de emprego amanhã, um indicador muito aguardado para avaliar se o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) terá condições para reduzir o programa de estímulos.
Durante o fim de semana as atenções se voltarão para a Terceira Sessão Plenária do Partido Comunista da China, quando as principais lideranças do país devem revelar uma agenda de reformas para a próxima década.
Na China, além da reunião dos líderes, os investidores aguardam indicadores importantes, como a balança comercial e o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de outubro, que serão divulgados amanhã.
O índice Xangai Composto fechou em baixa de 0,5%, aos 2.129,40 pontos, assim como o Shenzhen Composto perdeu 1,2%, para 1.011,26 pontos, e o Hang Seng recuou 0,7%, atingindo 22.881,03 pontos.
As apertadas condições de liquidez no sistema bancário da China também estão pressionando as bolsas. Os quatro principais bancos estatais da China estenderam a menor quantidade de novos empréstimos em yuan em outubro, informou o Shanghai Securities News.
Em Hong Kong, as ações da Lenovo chamaram atenção pela valorização de 2,1% depois de a empresa reportar um aumento de 36% no lucro líquido, superando as expectativas do mercado.
As perdas também foram registradas em outras regiões na Ásia. Nas Filipinas, o índice PSEi perdeu 0,6% e caiu para 6.435,2 pontos, no menor nível em três semanas. Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em baixa de 0,5%, aos 2004,04 pontos, enquanto em Taiwan o índice Taiwan Weighted fechou praticamente com a mesma pontuação do dia anterior, aos 8.283,71 pontos. Na Austrália, o S&P/ASX 200 cedeu 0,2%, atingindo os 5.422,0 pontos.
As ações do setor bancário pressionaram as negociações na Austrália após serem negociadas ex-dividendo, isso é, quando os acionistas não têm mais o direito a receber a distribuição de dividendos. As ações da Australia & New Zealand Banking Group e da National Australia Bank caíram 4,2% e 3,4%, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.