Homem segurando um guarda-chuva passa por um quadro eletrônico mostrando as cotações do índice Nikkei e de outras bolsas do mundo, em Tóquio no Japão (Issei Kato/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 07h33.
São Paulo - Os mercados acionários na Ásia adotaram um tom de cautela antes de os EUA publicarem o aguardado relatório de emprego de novembro e encerraram o dia em leve queda. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) disse anteriormente que o início da retirada dos estímulos depende de uma melhora da economia.
Ontem, alguns dados já surpreenderam os analistas. As encomendas à indústria de outubro, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre vieram melhores que o antecipado pelo mercado.
O índice S&P/ASX 200, na Austrália, caiu 0,2% e fechou a 5.186,00 pontos. A bolsa local perdeu 2,5% na semana, no pior desempenho em seis meses. Na Coreia do Sul, o índice Kospi também perdeu 0,2% e encerrou a 1.980,41 pontos, enquanto o Taiwan Weighted recuou 0,1%, para 8.367,72 pontos, e o PSEi, nas Filipinas, marcou queda de 0,3%, a 6.014,94 pontos.
Na China, o pregão foi marcado por realização de lucros. O índice Xangai Composto encerrou em queda de 0,4%, aos 2.237,11 pontos, mas acumulou ganho de 0,8% na semana, na quarta semana consecutiva de alta. O índice Shenzhen Composto recuou 0,2% e fechou com 1.055,87 pontos e o índice Hang Seng, de Hong Kong, fechou em leve alta de 0,1%, a 23.743,10 pontos.
Para o consultor chefe de investimentos do New Times Securities, Qin Maojun, o sentimento melhorou recentemente com as promessas de reformas, mas ele lembrou que as restrições de liquidez no fim do ano podem frear esse movimento positivo na China. A liquidez costuma perder força nessa época do ano devido a demandas das empresas por caixa.
Os investidores também continuaram a embolsar os ganhos nas ações de empresas do setor de telecomunicações, após companhias receberem licenças para a implantação da tecnologia 4G. As ações da Datang Telecom Technology caíram 2,8%, as da ZTE Corp. Perderam 3,6%, e as da China United Network Communications recuaram 1,2%.
Os investidores também esperaram por mais alguns sinais sobre a economia da China. O país divulgará durante o fim de semana números da balança comercial e dados de inflação.