Mercados

Bolsas da Ásia iniciam semana em alta

Tóquio - Os mercados asiáticos recuperaram parte das perdas da semana passada e fecharam no positivo nesta segunda-feira. A alta em Wall Street e a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião influenciaram as bolsas da região, com exceção da China, que novamente sucumbiu por conta das preocupações com o setor imobiliário. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Tóquio - Os mercados asiáticos recuperaram parte das perdas da semana passada e fecharam no positivo nesta segunda-feira. A alta em Wall Street e a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião influenciaram as bolsas da região, com exceção da China, que novamente sucumbiu por conta das preocupações com o setor imobiliário. A Bolsa da Austrália não funcionou devido a um feriado.

Os caçadores de ofertas nos bancos chineses alavancaram a Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng subiu 342,57 pontos, ou 1,6%, e terminou aos 21.587,06 pontos.

Já as Bolsas da China caíram ao menor nível em dez semanas, afetadas pelas preocupações de que o governo poderá impor novas medidas para conter a especulação imobiliária, incluindo o aumento de impostos. O índice Xangai Composto baixou 0,5% e encerrou aos 2.969,50 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,6% e terminou aos 1.197,71 pontos.

O yuan teve valorização em relação ao dólar, por conta das crescentes expectativas de súbita apreciação da moeda chinesa, sem considerar preocupações de que a política cambial do país estar ausente das declarações públicas do encontro do Fundo Monetário Internacional sábado. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8266 yuans, de 6,8275 yuans do fechamento de sexta-feira.

Inflada por fundos estrangeiros, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, teve forte alta. O índice Taiwan Weighted subiu 1,9% e fechou aos 8.158,14 pontos.

Na Coreia do Sul, a diminuição das preocupações com os problemas fiscais da Grécia e o otimismo com a recuperação econômica dos EUA levaram o índice Kospi, da Bolsa de Seul, a fechar com a maior pontuação do ano. O índice avançou 0,9% e chegou aos 1.752,20 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, avançou 1,48% e fechou aos 3.292,59 pontos.

A Bolsa de Cingapura encerrou em alta em linha com os ganhos dos mercados asiáticos e a alta das expectativas dos investidores antes dos balanços de empresas chave a serem divulgados na próxima semana. O índice Straits Times Index ganhou 0,5% e fechou aos 3.002,62 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,7% e fechou aos 2.944,71 pontos, conduzido por compras, por estrangeiros, de papéis do setor automotivo e relacionados ao petróleo, em virtude da alta dos preços da commodity. Mas a alta foi limitada por realizações de lucros por parte de fundos locais.

Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc avançou 1,3% e fechou aos 764,34 pontos, liderado por ganhos em pesos pesados de energia em meio à alta global dos preços do petróleo. O sentimento do mercado como um todo foi ainda impulsionado por ganhos nas demais bolsas da Ásia e pelo otimismo quanto às projeções de ganhos das empresas no primeiro trimestre.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 0,2% e fechou aos 1.340,07 pontos, retornando ao intervalo dos 1.330 aos 1.340 pontos, fato só ocorrido uma única vez em 13 sessões. Segundo dealers, o índice precisa atingir o nível de resistência de 1.347 pontos para estimular os investidores a voltar de uma maneira mais significativa. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Lucro da B3 sobe para R$ 1,2 bilhão no 3º tri, mas principal linha de receita recua

Dividendos mais altos? Reforma tributária pode antecipar distribuições, diz Bofa

Disney está perdendo milhões de dólares por dia devido ao bloqueio do YouTube TV

Microsoft e Google vão investir US$ 16 bilhões em IA na Europa