Mercados

Bolsas da Ásia apresentam sinais mistos; HK -0,7%

Os mercados asiáticos fecharam sem sinal uniforme nesta terça-feira. Algumas bolsas seguiram a alta nos Estados Unidos. Os setores de metais e de recursos naturais continuaram a influenciar fortemente os pregões, ainda como reflexo do terremoto que abalou o Chile. A Bolsa de Hong Kong encerrou em queda, após o peso pesado HSBC apresentar forte […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Os mercados asiáticos fecharam sem sinal uniforme nesta terça-feira. Algumas bolsas seguiram a alta nos Estados Unidos. Os setores de metais e de recursos naturais continuaram a influenciar fortemente os pregões, ainda como reflexo do terremoto que abalou o Chile.

A realização de lucros nas companhias de metais, por conta da redução das preocupações sobre a demanda causada pelo abalo sísmico no Chile, fez cair as Bolsas da China. O índice Xangai Composto perdeu 0,5% e encerrou aos 3.073,11 pontos. O índice Shenzhen Composto baixou 0,1% e terminou aos 1.183,95 pontos.

O yuan fechou quase estável ante o dólar, uma vez que a demanda pela divisa americana enfraqueceu depois que o banco central australiano elevou sua taxa de juro em 0,25 ponto-base, para 4,0%. A alteração feita pelo BC australiano na taxa de referência reduziu a atratividade do dólar, dada a superbaixa taxa de juros americana, disseram dealers. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8265 yuans, de 6,8263 yuans do fechamento de ontem.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, seguiu em elevação, no embalo de Wall Street. O índice Taiwan Weighted subiu 0,3% e encerrou aos 7.597,62 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul, que esteve fechada ontem por um feriado, reabriu nesta terça-feira com forte movimento de compras por parte de estrangeiros, O índice Kospi ganhou 1,3% e fechou aos 1.615,12 pontos.

O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, teve avanço de 0,3% e fechou aos 4.701,9 pontos. O já esperado aumento da taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 4%, não teve impacto no mercado de ações.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila cedeu 0,5% e fechou aos 3.061,89 pontos.

A Bolsa de Cingapura ficou estável, uma vez que os investidores permaneceram relutantes em assumir novas posições antes dos dados sobre empregos nos EUA, a serem divulgados esta semana. O índice Strait Times recuou 0,1% e fechou aos 2.772,20 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,9% e fechou aos 2.576,59 pontos, impulsionado por procura por ofertas em papéis de mineradoras, telecomunicações e blue chips de bancos, seguindo ganhos na maioria dos demais mercados asiáticos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 1,6% - maior alta em seis semanas - e fechou aos 733,19 pontos, seguindo os ganhos nos mercados regionais

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, avançou 0,4% e fechou aos 1.288,07 pontos, com o sentimento positivo generalizado na região estimulando compras de papéis de financeiras, empresas agrícolas, entre as principais altas, mas realizações de lucros fizeram o mercado fechar abaixo da alta intraday de 1.292,81 pontos.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF