Mercados

Bolsa sobe com balanços; Esteves volta ao batente

Bolsa a 54.000 O Ibovespa subiu 2,63% nesta quarta-feira e terminou o dia em 54.477 pontos. É o maior patamar desde maio de 2015. As notícias políticas continuam a pesar sobre as negociações. Contribuíram para a alta também a divulgação de balanços e a alta do petróleo. O movimento de alta se acelerou depois que […]

ANDRÉ ESTEVES: ex-controlador volta ao grupo de sócios do banco BTG Pactual / Alessandro Shinoda

ANDRÉ ESTEVES: ex-controlador volta ao grupo de sócios do banco BTG Pactual / Alessandro Shinoda

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2016 às 18h45.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h23.

Bolsa a 54.000

O Ibovespa subiu 2,63% nesta quarta-feira e terminou o dia em 54.477 pontos. É o maior patamar desde maio de 2015. As notícias políticas continuam a pesar sobre as negociações. Contribuíram para a alta também a divulgação de balanços e a alta do petróleo. O movimento de alta se acelerou depois que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou a manutenção da taxa de juros do país entre 0,25% e 0,50% na tarde desta quarta-feira.

Lucro recorde na Hypermarcas

A farmacêutica Hypermarcas teve um lucro de 1 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano. O resultado é 11 vezes maior que o lucro de 90,7 milhões de reais de um ano antes. O salto no lucro foi veio da conclusão da venda da divisão de cosméticos da Hypermarcas para a empresa francesa Coty, no valor de 3,8 bilhões de reais. Hoje as ações da Hypermarcas subiram 2%.

Fibria vs. Suzano

As ações das duas maiores fabricantes de papel e celulose do país fecharam o dia em movimentos opostos após divulgarem balanços. A Fibria teve lucro de 975 milhões de reais no primeiro trimestre de 2016, ante prejuízo de 569 milhões de reais um ano antes. Em relatório, analistas dos bancos Credit Suisse e BTG Pactual ressaltaram que o lucro operacional de 1,25 bilhão de reais veio abaixo do esperado. Hoje, as ações da Fibria caíram 1,7%. Já a Suzano reportou um lucro de 1,13 bilhão de reais no primeiro trimestre, ante prejuízo de 762 milhões de reais na comparação anual. Analistas comentaram que o resultado veio levemente acima do esperado. As ações preferenciais da Suzano subiram 3,9%.

Bancos continuam lucrando

O Santander foi o primeiro entre os grandes bancos do país a divulgar seus resultados. A instituição financeira anunciou um lucro de 1,66 bilhão de reais no primeiro trimestre. O resultado representa uma alta de 1,7% na comparação anual. A previsão de analistas é que o lucro caísse para 1,3 bilhão de reais. Com a recessão, sua carteira de crédito encolheu 3,8%, para 312 bilhões de reais. Hoje as units do Santander subiram 2,3%.

De volta ao jogo

O banco BTG Pactual anunciou nesta quarta-feira que o seu ex-controlador, André Esteves, voltará ao grupo de sócios da instituição na condição de “sênior partner”. Segundo comunicado, Esteves vai aconselhar o banco “em temas estratégicos e apoiando o desenvolvimento de suas atividades e operações”. Não haverá mudança no controle . A instituição continua a ser controlada pela G7 Holding, que reúne os sete maiores sócios do banco e não inclui Esteves. São eles: Marcelo Kalim, Roberto Sallouti, Persio Arida, Antonio Carlos Canto Porto Filho, James Marcos de Oliveira, Renato Monteiro dos Santos e Guilherme da Costa Paes.

Concorrente no conselho

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu nesta quarta-feira permitir que a siderúrgica CSN indique dois membros para o conselho de administração de sua concorrente Usiminas, em assembleia marcada para esta quinta-feira. Ao deixar a CSN eleger membros, o Cade flexibiliza imposições tomadas em 2014. Recentemente, a CSN solicitou a flexibilização das restrições políticas alegando que a Usiminas “não é mais a mesma empresa” por estar em situação “seriamente agravada, com alta capacidade ociosa em razão do cenário externo e interno”.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Noivo de Taylor Swift vira sócio da Six Flags, operadora de parques de diversão

Vale (VALE3) tem maior produção trimestral de minério de ferro desde 2018

Netflix lucra abaixo do esperado; disputa tributária no Brasil impactou margens