Mercados

Bolsa em 52.000; Kroton + Estácio…

Bolsa de volta a maio O Ibovespa subiu 1,37% nesta sexta-feira e fecha a semana com ganhos de 4,25%. O índice encerra a semana acima dos 52.200 pontos, o maior patamar desde o dia 12 de maio, data do afastamento da presidente Dilma. E, após quarenta dias, o Banco Central voltou a atuar no câmbio […]

ESTUDANTES: entrea 2010 e 2014, instituições de ensino receberam 40 bi de reais do Fies  / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)

ESTUDANTES: entrea 2010 e 2014, instituições de ensino receberam 40 bi de reais do Fies / Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2016 às 18h34.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h05.

Bolsa de volta a maio

O Ibovespa subiu 1,37% nesta sexta-feira e fecha a semana com ganhos de 4,25%. O índice encerra a semana acima dos 52.200 pontos, o maior patamar desde o dia 12 de maio, data do afastamento da presidente Dilma. E, após quarenta dias, o Banco Central voltou a atuar no câmbio com uma oferta equivalente a 500 milhões de dólares em contratos de swap cambial reverso. A operação equivale à compra de dólares. Com isso, a moeda subiu 0,61% e fechou o dia em 3,23 reais. Esta sexta foi de alta das exportadoras. As ações ordinárias da fabricante de papel e celulose Fibria subiram 7,3%; e as preferenciais da Suzano, 5,3%.

_

JBS e Gol na Lava-Jato

As ações da companhia de alimentos JBS caíram 5% nesta sexta-feira — a maior queda do Ibovespa. Hoje pela manhã, a Polícia Federal deflagrou a Operação Sépsis tendo como alvo a produtora de celulose Eldorado, que pertence ao J&F, grupo controlador da JBS. A casa do presidente do conselho de administração da empresa, Joesley Batista, também foi alvo de busca e apreensão. Em nota, a JBS afirmou que não é alvo da operação e que a Polícia esteve na sede levantando informações apenas sobre a Eldorado. Outra empresa que teve seu nome envolvido na Polícia Federal nesta sexta-feira é a companhia aérea Gol. A casa do empresário Henrique Constantino, acionista majoritário da Gol e sócio da concessionária BRVias, foi alvo de buscas. Hoje, as ações da companhia caíram 1,45%.

_

Kroton + Estácio

As ações do grupo de educação Kroton subiram 5%; e as da Estácio, 1,4%. A alta acontece depois de o conselho de administração da Estácio aceitar a oferta de aquisição da Kroton, a qual envolve uma troca de 1,25 ação da Kroton para cada papel da Estácio e ainda a distribuição de 170 milhões de reais em dividendos, ou 55 centavos por papel. Em fato relevante, a Estácio ressalta que seu conselho fará uma nova reunião no dia 8 de julho para apreciar todas as condições da operação e só então convocará uma assembleia de seus acionistas para decidir sobre a venda.

_

Eletrobras sem aporte

O secretário do Ministério de Minas e Energias, Eduardo Azevedo, disse nesta sexta-feira que o governo não dispõe de recursos para realizar o aporte pedido pela Eletrobras, no valor de 8 bilhões de reais. “Em princípio não temos esse dinheiro, mas está sendo avaliado se o aporte é essencial”, disse. O secretário afirmou que o aporte só será realizado se o governo chegar ao entendimento de que não há outra opção viável para retirar a estatal da crise. Hoje, as ações preferenciais da empresa caíram 1%.

_

Balança cai

A balança comercial de junho teve um superávit de 4 bilhões de dólares. O valor é menor do que o registrado no mês anterior e no mesmo período do ano passado. No mês de maio, a balança teve um superávit de 4,5 bilhões de dólares e, em junho do ano passado, o valor foi de 6,7 bilhões. As exportações em junho de 2016 chegaram a 16,7 bilhões de dólares.

_

Indústria estável

A produção industrial no Brasil se manteve estável durante o mês de maio, em relação a abril, indicando que o período de perdas intensas poderá ficar para trás. É a primeira vez desde 2012 que o índice passa três meses sem registrar um encolhimento. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção caiu 7,8%. A produção da indústria caiu 9,8% nos primeiros cinco meses do ano e o recuo nos últimos 12 meses foi de 9,5%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap