Mercados

Bolsa saudita, primeira a reagir à S&P, fecha com -5,5%

Rebaixamento americano e problemas na Europa repercutem no Oriente Médio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2011 às 11h14.

São Paulo - A Bolsa da Arábia Saudita caiu sensivelmente neste sábado, com os investidores reagindo ao histórico rebaixamento do rating dos EUA e aos problemas da dívida da Europa. O índice Tadawul All-Shares fechou em baixa de 5,46%, em 6.073,44 pontos, um dia depois de a Standard & Poor's ter tirado a classificação AAA dos EUA pela primeira vez.



O economista Mohammed al-Omran disse ao canal de notícias Al-Arabiya que o mercado saudita foi o primeiro a reagir globalmente à notícia do rebaixamento dos EUA. "A economia saudita depende de exportações, sobretudo petroquímicas, portanto é normal que seja fortemente afetada", disse. A Arábia Saudita detém um quinto das reservas de petróleo do mundo e é o maior exportador global de petróleo.

Os investidores estão assustados, disse o analista financeiro Abdulwahab Abu Dahesh, acrescentando que a tendência de queda do mercado acionário já estava instalada há algum tempo. As principais ações bancárias caíram 4,7%, enquanto as ações do setor petroquímico cederam 6,7%. O setor de construções declinou 6,4%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AçõesArábia Sauditabolsas-de-valoresOriente Médio

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado