EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 18h15.
Por AE
São Paulo - A BM&FBovespa iniciou hoje a divulgação diária da Taxa de Juros de Referência de 3 meses (TJ3) e da Taxa de Juros de Referência de 6 meses (TJ6). Calculadas com base na negociação dos contratos futuros de depósitos interfinanceiros de um dia (DI1), no encerramento do mercado de hoje a TJ3 foi fixada em 11,55% e a TJ6, em 12,04% ao ano.
Segundo nota divulgada pela Bolsa, "com a criação dos novos indicadores, a BM&FBovespa oferece ao mercado uma alternativa de juros com prazos mais longos para indexação de títulos de renda fixa privados, como debêntures, letras financeiras, notas promissórias, entre outros ativos. Com base nos contratos futuros, a TJ3 e a TJ6 refletem as taxas prefixadas pelo mercado para três e seis meses".
"O lançamento das novas taxas de juros referenciais insere-se no trabalho conjunto da BM&FBovespa com o governo federal e o setor privado para o desenvolvimento do mercado de renda fixa no Brasil. A iniciativa também faz parte da estratégia da Bolsa para ampliar a liquidez do mercado secundário de títulos de renda fixa", diz o comunicado.