Mercados

Bolsa: Ibovespa tem 1ª alta em 6 dias com investidor de volta

Índice sobre mais de 1% depois de queda motivada por temores sobre a Irlanda

As ações da Vale têm uma das maiores altas do Ibovespa hoje (Luiz Braga/Divulgação)

As ações da Vale têm uma das maiores altas do Ibovespa hoje (Luiz Braga/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 14h00.

São Paulo - O Ibovespa registra alta superior a 1 por cento e se reaproxima dos 70 mil pontos, depois de cinco dias de queda. Investidores aproveitam o dia para comprar ações que se desvalorizaram nos últimos pregões.

Às 14h05, o principal índice da bolsa brasileira subia 1,18 por cento, aos 70.006 pontos, impulsionado principalmente por BM&FBovespa SA, PDG Realty SA Empreendimentos e Participações e Vale SA. Elas caíram nos últimos dois dias, com o receio de que a Irlanda peça socorro ao Fundo Monetário Internacional e à União Europeia.

“Estamos tendo uma leve recuperação, é cedo para dizer se vai continuar, o mercado está cauteloso”, disse Laura Bartelle, analista da XP Investimentos, no Rio de Janeiro.

Construtoras, como MRV Engenharia e Participações SA, na liderança, PDG Realty, Gafisa SA, e Cyrela Brazil Realty SA Empreendimentos e Participações figuram entre as maiores altas do Ibovespa. A PDG informou hoje pela manhã lucro líquido de R$ 261,6 milhões no terceiro trimestre, 5,74 por cento acima do mesmo período de 2009.

“A PDG teve resultado bom, o setor todo sobe hoje, mais pela queda recente, porque é um daqueles em que todo mundo quer estar, e o pessoal aproveita para comprar”, disse Laura, da XP.

Em Nova York, os principais índices oscilam sem direção definida, com as incertezas sobre um pacote de ajuda à Irlanda e por causa do índice de construções residenciais de outubro, em queda de 11,7 por cento em relação a setembro.

“Pode ser que sejam necessárias novas medidas para incentivar a economia e, aí, são mais dólares em circulação e gera incerteza sobre o que os demais países, como o Brasil, vão fazer para conter a valorização excessiva de suas moedas”, disse Laura, da XP.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Musk, Bezos, Zuckerberg: os bilionários que mais perderam dinheiro após tarifas de Trump

CEOs já acreditam que Estados Unidos estão em recessão, diz Larry Fink, da BlackRock

Mercados europeus fecham em queda pela 4ª sessão consecutiva com temor sobre guerra comercial

S&P 500 entra no bear market após Trump ameaçar China com tarifas adicionais