Mercados

Europa: bolsas fecham estáveis, perto de máxima em 29 meses

Londres - As bolsas de valores da Europa se mantiveram perto do maior nível em 29 meses nesta quinta-feira, sustentadas por dados positivos do setor manufatureiro dos Estados Unidos que ajudaram a minimizar efeitos da alta da inflação e do aumento de pedidos de auxílio-desemprego no país. A forte alta no núcleo dos preços ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 15h26.

Londres - As bolsas de valores da Europa se mantiveram perto do maior nível em 29 meses nesta quinta-feira, sustentadas por dados positivos do setor manufatureiro dos Estados Unidos que ajudaram a minimizar efeitos da alta da inflação e do aumento de pedidos de auxílio-desemprego no país.

A forte alta no núcleo dos preços ao consumidor do país e o grande número de pedidos de auxílio-desemprego pesaram sobre o índice FTSEurofirst 300 <.FTEU3>, antes que dados otimistas sobre o setor manufatureiro ajudassem o indicador a reduzir as perdas e a fechar praticamente estável, a 1.186,30 pontos.

"Os mercados estão tendo pouco volume de negócios... e sem muito entusiasmo. Parecia que investidores estavam esperando pelos dados dos EUA", afirmou o diretor de vendas da Capital Spreads, Angus Campbell.

Embora os pedidos semanais de auxílio desemprego estejam ligeiramente piores do que o esperado, "eles não puderam movimentar muito o mercado", ao mesmo tempo em que a alta no núcleo dos preços ao consumidor foi superada após os "ótimos" dados sobre o setor manufatureiro, acrescentou.

Entre as ações que conduziram os mercados para baixo estiveram as da suíça Schindler , que tombaram 5 por cento. A baixa ocorreu quando analistas da Vontobel projetaram resultados "não animadores". Já a Nestlé esteve entre as empresas que tiveram ganhos e fechou com alta de 0,9 por cento após superar as expectativas de vendas em 2010.

Em Londres, o índice Financial Times <.FTSE> fechou com oscilação positiva de 0,03 por cento, a 6.087 pontos

Em Frankfurt, o índice DAX <.GDAX> caiu 0,12 por cento, para 7.405 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 <.FCHI> avançou ligeiros 0,03 por cento, para 4.152 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib <.FTMIB> encerrou em leve alta de 0,05 por cento, a 23.178 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 <.IBEX> registrou valorização de 0,59 por cento, para 11.113 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 <.PSI20> teve variação positiva de 0,11 por cento, para 8.126 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Motiva vende aeroportos a grupo mexicano por R$ 11,5 bilhões

Investidor diminui posição em bolsa após rali do Ibovespa, diz estudo

Ibovespa fecha em baixa pelo 2º dia seguido com aversão global ao risco

Dólar firma queda na reta final do pregão e fecha em R$ 5,31