Mercados

Bolsas nos EUA avançam após discurso de Obama; Boeing pesa

Nova York - As bolsas de valores dos Estados Unidos exibiam alta nesta quarta-feira, com o índice Dow Jones <.DXY> atingindo 12 mil pontos pela primeira vez desde junho de 2008, enquanto o impacto positivo de um discurso do presidente Barack Obama ofuscava a perspectiva fraca anunciada pela Boeing. No discurso sobre o Estado da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 12h54.

Nova York - As bolsas de valores dos Estados Unidos exibiam alta nesta quarta-feira, com o índice Dow Jones <.DXY> atingindo 12 mil pontos pela primeira vez desde junho de 2008, enquanto o impacto positivo de um discurso do presidente Barack Obama ofuscava a perspectiva fraca anunciada pela Boeing.

No discurso sobre o Estado da União, o presidente norte-americano propôs um congelamento de cinco anos em parte dos gastos federais para conter o déficit orçamentário.

Obama também pediu que os parlamentares trabalhem junto a ele para cortar a taxa do imposto corporativo e simplificar o código tributário, eliminando favorecimentos a indústrias específicas e diminuindo as taxas em geral.

As ações da Boeing caíam 4 por cento, para 69,30 dólares -- o maior declínio entre os componentes do Dow Jones. A companhia anunciou uma queda nos lucros trimestrais e uma previsão decepcionante, em parte por causa de atrasos no novo modelo 787 Dreamliner.

"É muito encorajador ouvir os comentários de Obama sobre as taxas do imposto corporativo, e isso me deixou otimista", disse Jeffrey Friedman, estrategista sênior de mercado da Lind-Waldock, em Chicago. "Mas a Boeing é grande, e é decepcionante ver que eles não superaram previsões de Wall Steet. Nós estamos vendendo com base nisso."

Às 13h33 (horário de Brasília), o índice Dow Jones <.DJI>, referência da bolsa de Nova York, subia 0,22 por cento, para 12.004 pontos. O índice Standard & Poor's 500 <.SPX> subia 0,46 por cento, a 1.297 pontos.

O termômetro de tecnologia Nasdaq <.IXIC> ganhava 0,76 por cento, para 2.739 pontos.

As vendas de moradias novas nos EUA cresceram em dezembro, alcançando o maior nível em oito meses. O mercado não sentiu muito impacto com a divulgação dos dados.

A United Technologies , outro componente do Dow, registrou um lucro acima do esperado, mas suas ações perdiam 0,4 por cento, para 81,38 dólares.

Os investidores aguardam comentários do Federal Reserve, que deve apontar uma melhora no cenário econômico dos EUA e reafirmar o plano de comprar 600 bilhões de dólares em dívida governamental. Os comentários serão publicados às 17h15 (horário de Brasília), ao término da reunião sobre política monetária.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Tim Cook pode deixar comando da Apple no começo de 2026

A última cartada de Buffett antes da aposentadoria: investir no Google

Bolsa fecha em alta e acumula ganho de 2,39% na semana; dólar recuou 0,74%

CEO deixará comando do Walmart após quase 12 anos