EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 15h45.
Nova York - As bolsas de valores dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, após o Goldman Sachs reportar queda em seu lucro trimestral, diminuindo o otimismo de investidores.
O Dow Jones <.DJI> caía 0,01 por cento, para 11.836 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq <.IXIC> recuava 0,81 por cento, para 2.743 pontos, enquanto o S&P 500 <.SPX> cedia 0,63 por cento, para 1.286 pontos.
As ações do Goldman perdia 2,6 por cento, após o banco informar um declínio de 53 por cento em seu lucro, enquanto a receita despencou [ID:nN19214359]. Os números esfriavam esperanças de que o mais influente banco de Wall Street pudesse resistir ao ambiente volátil que prejudicou rivais como Citigroup .
Os papéis do Wells Fargo cediam 1,4 por cento, após a companhia informar que seu lucro do quarto trimestre não ficou aquém das estimativas de analistas.
As ações do American Express caíam 1,8 por cento, depois de a companhia dizer que está reestruturando dívidas relacionadas ao fechamento de algumas locações em sua rede de serviços global, o que reduziria o balanço do quarto trimestre.
"Os bancos tiveram alguma dificuldade com receitas, como vimos com o Goldman Sachs nesta manhã", disse Robert Pavlik, estrategista-chefe de mercado do Banyan Partners LLC, em Nova York.
Apesar de preocupações com os resultados de bancos, os balanços de Apple e IBM vieram mais fortes que o esperado.
O lucro da Apple superou em muito as expectativas de Wall Street devido às fortes vendas de iPhones, iPads e computadores Mac. A ação da empresa subia 2 por cento, conforme algumas corretoras, incluindo as de Goldman Sachs e Bank of America Merrill, elevarem o preço-alvo para o papel da Apple.
As ações da IBM subiam 2,2 por cento.