Mercados

Bolsa saudita vai anunciar bancos que farão seu IPO

Operadora da bolsa da Arábia Saudita consultou investidores estrangeiros sobre formas de estruturar o mercado saudita para torná-lo mais acessível a eles


	Bolsa de Valores da Arábia Saudita: operadora pretende realizar oferta pública de ações em 2018, em meio a uma onda de privatizações no reino.
 (Reuters/Faisal Al Nasser)

Bolsa de Valores da Arábia Saudita: operadora pretende realizar oferta pública de ações em 2018, em meio a uma onda de privatizações no reino. (Reuters/Faisal Al Nasser)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2016 às 11h11.

A bolsa de valores da Arábia Saudita está pronta para nomear os bancos que vão cuidar de sua oferta pública inicial de ações e o anúncio será feito dentro de alguns dias, disse seu CEO.

A bolsa de Tadawul realizou um “exercício de prontidão de IPO” e consultou investidores estrangeiros sobre formas de estruturar o mercado saudita para torná-lo mais acessível a eles, disse Khalid Abdullah Al Hussan em entrevista na terça-feira durante a conferência Euromoney, em Riad.

“Nos próximos dias, vamos nomear os assessores financeiros e anunciá-los ao público imediatamente”, disse Al Hussan.

“Estivemos trabalhando de perto com os participantes do mercado e potenciais investidores estrangeiros para identificar quais são as mudanças necessárias para ativar a plataforma”.

A Tadawul, atualmente de propriedade do Fundo de Investimento Público Saudita, informou em dezembro que espera realizar a abertura de capital em 2018, em meio a uma grande onda de privatização no reino que inclui planos para vender até 5 por cento da gigante de petróleo Aramco.

A bolsa saudita acompanharia sua rival dos Emirados Árabes, onde a Dubai Financial Market PJSC fez sua estreia no mercado em 2007.

Al Hussan disse esperar que a listagem da bolsa traga uma nova era de transparência e incentive outras empresas no reino a oferecer ações ao público.

Mais cedo, a bolsa anunciou medidas para abrir o mercado de ações a estrangeiros ao reduzir o limite para entrada e ativar a cobertura de vendas a descoberto, com possibilidade de empréstimo de valores mobiliários.

“Pregar aos outros o que você pratica é a melhor maneira de dar o exemplo”, disse ele. “Queremos passar por esta experiência e queremos que seja transparente.”

Acompanhe tudo sobre:AçõesArábia Sauditabolsas-de-valoresMercado financeiro

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

Ibovespa opera em queda de olho em fiscal brasileiro; dólar sobe 1,50%

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre