Mercados

Bolsa de Tóquio sobe à espera de anúncios de Abe

A bolsa recuperou parte das perdas da última sessão


	Bolsa de Tóquio: o Nikkei subiu 2,2%, a 17.344,06 pontos
 (Junko Kimura/Bloomberg)

Bolsa de Tóquio: o Nikkei subiu 2,2%, a 17.344,06 pontos (Junko Kimura/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 06h52.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou a terça-feira em alta e recuperou parte das perdas da última sessão, impulsionada pela expectativa dos investidores de que o governo deverá anunciar um pacote de estímulos para fortalecer a economia e pela desvalorização do iene ante o dólar.

O mercado acionário no país também está no aguardo da provável decisão do primeiro-ministro Shinzo Abe de adiar a elevação do imposto sobre o consumo, prevista para outubro de 2015, para não reduzir a demanda no país. Além disso, há a possibilidade de que Abe convoque eleições antecipadas para a câmara baixa do Parlamento.

De olho nessas possibilidades, os investidores se voltam para a coletiva de imprensa convocada por Abe às 8h10 (de Brasília), em que o líder japonês deve comentar a recessão técnica em que o país entrou no terceiro trimestre e possivelmente realizar anúncios.

A imprensa local tem divulgado notícias de que o governo prepara um pacote de estímulos de até 3 trilhões de ienes.

"Já que as políticas econômicas até este ponto claramente não funcionaram, uma estratégia viável e que funcione do governo é esperada", afirma Shunichi Otsuka, gerente de pesquisa e estratégia da Ichiyoshi Securities.

"Sem isso, os investimentos de longo prazo vindos do exterior não serão atraídos para as ações japonesas".

A desvalorização do iene ante o dólar também ajudou os papéis de empresas japonesas a se recuperarem, sobretudo exportadoras. No fechamento da bolsa, a moeda norte-americana era cotada a 116,59 ienes.

O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 2,2%, a 17.344,06 pontos.

No cenário corporativo, o maior destaque foram as ações da Sony, que subiram 6,4% após a companhia anunciar que aumentou a meta de vendas da sua divisão de entretenimento, de 10 bilhões de ienes para 11 bilhões de ienes.

Já as ações da fabricante de fibras Toray Industries subiram 4,5% após notícias de que fechou um contrato de dez anos, de valor superior a 1 trilhão de ienes, para fornecer materiais de fibra de carbono à Boeing. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresJapãoMercado financeiroNikkeiPaíses ricos

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS