Mercados

Bolsa de Tóquio sobe 2,3% após intervenção no câmbio

Por Hélio Barboza Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, com o índice Nikkei 225 apresentando seu maior ganho em mais de cinco semanas, puxado pelas ações de grandes empresas exportadoras, como Toyota e Sony, depois que as autoridades japonesas intervieram no mercado de câmbio pela primeira vez em mais de seis anos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2010 às 04h36.

Por Hélio Barboza

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta, com o índice Nikkei 225 apresentando seu maior ganho em mais de cinco semanas, puxado pelas ações de grandes empresas exportadoras, como Toyota e Sony, depois que as autoridades japonesas intervieram no mercado de câmbio pela primeira vez em mais de seis anos e meio para estancar a valorização do iene. O índice subiu 217,25 pontos, ou 2,3%, e fechou aos 9.516,56 pontos, fechando no maior nível desde 10 de agosto.

A Bolsa abriu no território negativo, liderada pelos declínios nas ações ligadas ao setor de chips, mas o humor do mercado mudou dramaticamente depois que se espalhou a notícia de que o governo havia lançado uma onda de venda de ienes. A movimentação foi confirmada mais tarde pelo ministro das Finanças, Yoshihiko Noda. "Como havia a impressão de que (o primeiro-ministro Naoto) Kan estava atrasado para tomar medidas em relação à valorização do iene, o 'timing' desta intervenção levará a uma significativa melhora no sentimento do investidor", disse Fumiyuki Takahashi, estrategista do Barclays Capital.

Embora os investidores tenham saudado a resposta rápida de Kan ao iene forte depois de sua vitória na eleição de terça-feira para a liderança do Partido Democrático do Japão (PDJ), os analistas alertaram que os ganhos da Bolsa podem ter vida curta se o governo não tomar outras medidas para combater a deflação.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Otimista demais? Esse gestor prevê que o S&P chegará aos 7 mil pontos — mesmo com 'shutdown'

Confira o calendário de resultados do 3º trimestre de 2025 da bolsa brasileira

'Carros voadores': empresas dos EUA exibem tecnologia ao público pela primeira vez

Crise na França, AGE do GPA e balança comercial: o que move os mercados