EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 15 de outubro de 2010 às 04h27.
Por Hélio Barboza
Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda, uma vez que as perdas em ações financeiras anularam os ganhos em papéis ligados à indústria de chips, favorecidos pelo forte lucro divulgado pela norte-americana Advanced Micro Devices (AMD). O índice Nikkei 225 perdeu 83,26 pontos, ou 0,9%, e fechou aos 9.580,25 pontos.
Os analistas de mercado dizem que a valorização do iene pode continuar a pesar sobre a bolsa japonesa até que o dólar se enfraqueça ante a probabilidade de mais alívio monetário por parte do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). Contudo, as perdas devem ser limitadas.
"A esperança de intervenção governamental no mercado de câmbio está impedindo uma queda acentuada da bolsa", disse Hikaru Sato, analista da Daiwa Securities Capital Markets. Ele previu que o Nikkei continuará a girar em torno dos 9.500 pontos na próxima semana e acrescentou que o mercado pode ser guiado pela divulgação de balanços de empresas norte-americanas, como Goldman Sachs e Caterpillar. As informações são da Dow Jones