Mercados

Bolsa de Tóquio perde 2,1% com alta do iene

Por Hélio Barboza Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou com baixa expressiva nesta quarta-feira, uma vez que os investidores se assustaram com a queda do dólar para perto de uma mínima de 15 anos contra o iene. O sentimento do mercado azedou também com o inesperado corte na projeção de lucro da peso pesado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 04h12.

Por Hélio Barboza

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou com baixa expressiva nesta quarta-feira, uma vez que os investidores se assustaram com a queda do dólar para perto de uma mínima de 15 anos contra o iene. O sentimento do mercado azedou também com o inesperado corte na projeção de lucro da peso pesado Fast Retailing. O índice Nikkei 225 cedeu 200,24 pontos, ou 2,1%, e fechou aos 9.388,64 pontos. Foi a maior perda porcentual do índice desde 8 de setembro.

A Bolsa chegou a abrir em alta, com os investidores aliviados diante do sólido desempenho das bolsas dos EUA e de outros países, a despeito dos dados mais fracos do que o esperado sobre o mercado de trabalho norte-americano em setembro. Na segunda-feira, a Bolsa japonesa ficou fechada devido a um feriado.

Mas as vendas rapidamente tomaram a dianteira depois que as ações da Fast Retailing, operadora da popular rede de lojas de vestuário Uniqlo, despencaram em reação ao anúncio da empresa, feito ainda na sexta-feira, de que ela prevê uma redução em seu lucro do ano cheio pela primeira vez em quatro anos. As ações da empresa foram a principal âncora do Nikkei, fechando com baixa de 9,8%. "Estávamos preparados para uma queda no desempenho outono-inverno da companhia, já que o ano passado foi excepcional, mas não pensávamos que seria tão ruim", disse o analista Takahiro Kazahaya, da Deutsche Securities.

À tarde, a Bolsa estendeu suas perdas enquanto o dólar caía novamente para menos de 82 ienes e se aproximava da mínima de 15 anos, a despeito do novo alerta do ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, de uma possível intervenção nos mercados de câmbio externos. No fechamento do pregão, às 3hs (de Brasília), a moeda norte-americana era negociada a 81,86 ienes. "Vai ser um cabo-de-guerra entre a fraqueza do dólar e a atenção com mais uma intervenção japonesa", disse o estrategista Tsuyoshi Segawa, da Mizuho Securities.

Separadamente, Kenichi Hirano, diretor da Tachibana Securities, disse que o Nikkei pode cair de novo para menos de 9.300 pontos, depois de rompidos os 9.400. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Resultado da Nvidia é o próximo teste para as bolsas depois do discurso de Powell

Bolsas globais recuam após novas ameaças tarifárias de Trump

Campanha da American Eagle com Sydney Sweeney não vai salvar empresa das tarifas de Trump, diz BofA

Trump anuncia demissão de diretora do Fed; caso pode parar na Suprema Corte