Mercados

Bolsa de Tóquio garante melhor desempenho semanal em 1 mês

O índice subiu 0,06%, a 18.797,94 pontos, encerrando a semana com valorização de 2,5%


	Bolsa de Tóquio: o Nikkei acumulou ganhos de 4,4%
 (REUTERS/Yuya Shino)

Bolsa de Tóquio: o Nikkei acumulou ganhos de 4,4% (REUTERS/Yuya Shino)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 08h16.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em ligeira alta nesta sexta-feira, garantindo seu melhor desempenho semanal em um mês, ajudada por compras de fundos de pensão domésticos e pela relativa resistência do dólar frente ao iene.

O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,06%, a 18.797,94 pontos, encerrando a semana com valorização de 2,5%.

O volume de transações foi significativo e envolveu 2,72 bilhões de ações. Nas sete sessões anteriores, o Nikkei acumulou ganhos de 4,4%.

Ontem, um fundo de pensão japonês conhecido como KKR informou que iria aumentar sua exposição a ações do país, de 8% para 25%, seguindo decisão semelhante anunciada pelo Fundo de Investimento de Pensões do Governo (GPIF, na sigla em inglês) em outubro.

O KKR administra 7,6 trilhões de ienes em ativos e o GPIF, 120 trilhões de ienes.

O dólar, por sua vez, mostrou tendência de queda ante o iene durante a madrugada, mas resistiu a um movimento mais forte de realização de lucros.

Segundo observadores do mercado, dados de produção industrial e de inflação do Japão, publicados no fim da noite de ontem pelo horário de Brasília, não tiveram efeito perceptível nos negócios em Tóquio nesta sexta.

Entre os destaques do pregão, a Fast Retailing, maior componente do Nikkei em termos de participação, subiu 0,7%, enquanto a Sony saltou 2,0%, após a SMBC Nikko Securities elevar seu preço-alvo para o fabricante de eletrônicos.

Também fecharam em alta tradicionais fornecedores da Apple, depois de a empresa norte-americana distribuir ontem convites para um evento em 9 de março, quando se espera que o relógio inteligente iWatch seja apresentado ao público.

A Murata Manufacturing, a Foster Electric e a TDK tiveram ganhos de 4,2%, 3,0% e 2,9%, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento