Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2012 às 05h36.
Toquio - A Bolsa de Tóquio fechou praticamente estável nesta segunda-feira. Os investidores andaram de lado, à espera da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de amanhã. Já a forte queda nas ações da Honda Motor diminuiu o entusiasmo do mercado.
O Nikkei caiu apenas 3,72 pontos, ou 0,04%, e terminou aos 8.929,34 pontos, após queda de 1,4% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações foi fraco e recuou para 1,41 bilhão de ações, em parte devido aos preparativos para a chegada do furacão Sandy, nos EUA.
Na sessão da manhã, o índice operou no território positivo, com as expectativas de que o BoJ irá adicionar 10 trilhões de ienes ao seu plano de compras de ativos. "Enquanto isso, a valorização do iene não teve um tremendo efeito sobre os preços das ações", disse Tatsunori Kawai, estrategista-chefe da kabu.com Securities.
Na sessão da tarde, porém, o anúncio antecipado do fraco balanço trimestral da Honda fez o Nikkei recuar. A montadora japonesa despencou 4,7% e levou junto Nissan Motor, em baixa de 2,2%, e Toyota Motor, que baixou 1,6%. As informações são da Dow Jones.