Mercados

Bolsa de Tóquio fecha praticamente estável

Os investidores assumiram uma postura cautelosa antes da decisão de política monetária do BCE


	Nikkei: o índice teve ligeira alta de 0,1%, a 15.079,37 pontos
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Nikkei: o índice teve ligeira alta de 0,1%, a 15.079,37 pontos (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2014 às 07h23.

São Paulo - A Bolsa de Tóquio fechou praticamente estável nesta quinta-feira, com os investidores assumindo uma postura cautelosa antes da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que será anunciada às 8h45 (de Brasília).

Para a maioria dos analistas, o BCE deverá adotar novas medidas de estímulo para afastar o perigo de deflação na zona do euro e sustentar a recuperação econômica do bloco.

O índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital japonesa, teve ligeira alta de 0,1%, a 15.079,37 pontos. O índice está em seu melhor momento do ano, tendo avançado em dez das últimas 11 sessões e acumulado ganhos de 7,3% no período.

Segundo Nicholas Smith, analista de renda variável da CLSA, os temores em relação ao aumento do imposto sobre consumo, anunciado pelo governo japonês em abril, estão passando e "o Japão está simplesmente seguindo com os negócios, como antes".

"Isso permitiu que o mercado acionário (em Tóquio) se recuperasse das mínimas vistas em abril", comentou Smith.

Alguns operadores preveem que a bolsa japonesa pode passar por uma rápido momento de liquidação depois de que o primeiro-ministro Shinzo Abe fizer pronunciamento sobre sua estratégia de crescimento, nos próximos dias, lembrando que o volume de transações ainda não indica apoio de longo prazo dos investidores.

Entre as ações negociadas em Tóquio, os destaques foram a ANA Holdings (+0,9%) e a Sharp (+3,8%), que subiram após ter suas recomendações elevadas pelo Credit Suisse e Deutsche Bank, respectivamente. Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15