Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em queda com dólar fraco

Os níveis de participação se mantiveram fortes, totalizando 4,36 bilhões de ações e superando a marca de 4 bilhões de ações pela nona sessão seguida


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei registrou uma queda de 0,4%, aos 13.221,44 pontos, após um recuo de 1,6% no pregão anterior
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei registrou uma queda de 0,4%, aos 13.221,44 pontos, após um recuo de 1,6% no pregão anterior (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 06h37.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda nesta terça-feira, uma vez que os fracos preços das commodities, as explosões em Boston e o dólar enfraquecido prejudicaram exportadores como a Toyota Motor.

Além disso, uma onda de vendas nos papéis do Softbank pesaram sobre o sentimento do investidor.

O índice Nikkei registrou uma queda de 0,4%, aos 13.221,44 pontos, após um recuo de 1,6% no pregão anterior.

Os níveis de participação se mantiveram fortes, totalizando 4,36 bilhões de ações e superando a marca de 4 bilhões de ações pela nona sessão seguida. O valor total passou de 3,4 trilhões de ienes.

Desde a abertura, a ações já mostravam uma ampla e nítida queda após o forte recuo nos preços do ouro e de outras commodities na segunda-feira - em grande parte pressionados por preocupações sobre o crescimento da China. Além disso, as notícias de explosões em Boston também pesaram sobre o mercado.

O dólar caiu ante o iene abaixo dos níveis de segunda-feira logo no início da sessão.

Mais tarde, o índice entrou brevemente em terreno positivo, ajudado por uma queda intraday nos yields (retorno ao investidor) de títulos do governo japonês, também conhecidos como JGB.

O recuo nos yields assinalou uma suavização na atmosfera de aversão ao risco, estimulando uma queda do iene e, em seguida, a compra de ações, de acordo com Takako Masai, gerente geral de mercados da Shinsei Bank.


"Nós vamos ter de ver como o sentimento se sai na Europa e em Nova York antes de determinar se o otimismo para as ações continuará", disse ela.

No fim da tarde em Tóquio, o dólar era negociado em torno de 97,58 ienes.

Entre os pesos pesados, o Softbank pesou sobre Nikkei, fechando em queda de 6,8%. O declínio ocorreu após uma notícia de que a Dish Network está fazendo uma oferta de US$ 25,5 bilhões pela Sprint Nextel, aparentemente superando a proposta do Softbank de comprar 70% da Sprint por US$ 20,1 bilhões.

Apesar da reação instintiva do mercado, os analistas em geral estavam otimistas sobre as chances de o Softbank concluir o negócio, o que seria a maior aquisição estrangeira da história japonesa.

"Sob a nova política do Banco do Japão, o capital é mais barato do que nunca, e os bancos estão dispostos a emprestar", disse um analista de uma corretora japonesa. "Há também uma certa dúvida sobre a dívida existente da Dish, e sua capacidade de assumir a Sprint e construir a sua rede. Uma guerra de ofertas pode ocorrer, mas o Softbank está equipado para ganhar."

Muitos exportadores fecharam em baixa. A Toyota Motor perdeu 1,6% e a Canon caiu 1,8%.

Entre as empresas de finanças, o Sumitomo Mitsui Financial Group caiu 3,4% e a Dai-ichi Life Insurance perdeu 3,6%.

A Sumitomo Metal Mining foi atingida pela fraqueza no ouro assim como em mercados de cobre, terminando o pregão em queda de 4,8%. A Osaka Titanium Technologies e a Toho Titanium também fecharam em terreno negativo, caindo 3,3% e 3,6%, respectivamente.

A Fast Retailing ajudou a evitar uma queda maior do índice Nikkei, ao subir 1,3%, assim como a KDDI, que ganhou 2,0%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump