Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em leve alta puxada pelo dólar

A moeda dos EUA mais forte ajuda nos ganhos das empresas exportadoras do Japão, pois o iene fraco aumenta a competitividade delas no exterior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2014 às 09h44.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em leve alta pela oitava sessão consecutiva nesta quarta-feira, ajudada por uma subida do dólar ante o iene, o que ajudou a evitar a realização de lucros.

O índice Nikkei, que reúne os papéis mais negociados na capital do Japão, subiu apenas 0,03%, fechando em 15.454,45 pontos.

O dólar opera em alta forte nesta quarta-feira ante as principais moedas influenciado por dados bons do setor habitacional dos Estados Unidos e por uma diminuição das tensões geopolíticas no leste europeu.

Com isso, reacenderam os rumores que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) irá aumentar os juros antes do que o esperado pelo mercado, o que impulsiona a divisa norte-americana.

A moeda dos EUA mais forte ajuda nos ganhos das empresas exportadoras do Japão, pois o iene fraco aumenta a competitividade delas no exterior.

O mercado não pareceu ser profundamente afetado por dados da balança comercial japonesa, que mostrou déficit pelo 25º mês consecutivo.

"O mercado continua a se recuperar lentamente do apetite de risco, resultando em bolsas mais fortes e um iene mais fraco", disse o estrategista do CLSA Nicholas Smith.

No noticiário corporativo, as ações da ABC-Mart subiram 3,1% após a varejista de calçados aumentar a sua projeção de dividendos para o ano fiscal.

A Foster Electric avançou 2,4% influenciada por uma reportagem da Nikkei que diz que a empresa pretende transferir uma fábrica de alto-falantes da China para Mianmar, depois que as autoridades chinesas aplicaram multas contra fabricantes de peças de automóveis japonesas.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresCâmbioDólarFed – Federal Reserve SystemJapãoMercado financeiroMetrópoles globaisMoedasNikkeiTóquio

Mais de Mercados

Elevidys, fabricado pela Roche, chega ao Brasil custando até R$ 20 milhões

Suzano (SUZB3) anuncia novo aumento de preços para Ásia, Europa e América do Norte

Dólar hoje: moeda recua após discurso de Trump em Davos e fecha em R$ 5,92

Ibovespa fecha em queda com discurso de Trump em Davos