Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,67%

As ações de maior liquidez começaram a sessão em queda, em virtude do fortalecimento do iene no overnight, mas retomaram rapidamente o caminho de alta


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei registrou alta de 0,67%, aos 10.578,57 pontos, após a queda de 0,9% na sessão anterior
 (Junko Kimura/Getty Images)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei registrou alta de 0,67%, aos 10.578,57 pontos, após a queda de 0,9% na sessão anterior (Junko Kimura/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 06h12.

Tóquio - A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira com novo enfraquecimento do iene no meio da sessão, o que ajudou montadoras como a Fuji Heavy Industries e a Honda Motor, bem como construtoras, a exemplo da Mitsubishi Estate, que apagou suas perdas iniciais, empurrando para cima o mercado.

O índice Nikkei registrou alta de 0,67%, aos 10.578,57 pontos, após a queda de 0,9% na sessão anterior. A alta rompeu dois dias de baixas no encerramento do pregão.

Os níveis de participação continuaram robustos, com mais de 3,6 bilhões de ações comercializadas, com valor de negócios aproximado de 2 trilhões de ienes (US$ 22,8 bilhões).

As ações de maior liquidez começaram a sessão em queda, em virtude do fortalecimento do iene no overnight, mas retomaram rapidamente o caminho de alta, depois que a moeda japonesa começou a cair, logo após a abertura do mercado

. Assim que terminou o pregão, às 4h, no horário de Brasília, o dólar valia 87,48 ienes, depois de cair a 86,82 ienes, enquanto que um euro comprava 114,46 ienes, após recuar para 113,55 ienes.


"Apesar das condições de mercado supervalorizado, os sinais não apontam para um cenário onde o iene vá recuperar a maioria do terreno ganho desde meados de novembro, então, a realização de lucros deverá ser uma rotina, ao contrário de se fazer correria ou se entrar em pânico", disse o analista de mercado da Tachibana Securities, Kenichi Hirano.

As ações das financeiras reverteram rapidamente as perdas da manhã, com a Nomura Holdings somando 3,5%, e a Dai-ichi Life Insurance, que ganhou 2.5%. O Mitsubishi UFJ Financial Group conduziu o desempenho dos grandes bancos, com um avanço em suas ações de 1,5%.

Dentre as montadoras, a Fuji Heavy, fabricante da marca Subaru, subiu 3,8%, e a Honda também fechou em alta, com ganho de 1,6%, revertendo as perdas acentuadas no início do pregão. A Mitsubishi Estate conduziu o bom desempenho do setor da construção para o ramo imobiliário, somando 3,3%, enquanto que a Mitsui Fudosan terminou a sessão em alta de 2,7%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump