Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em alta com dólar mais forte

O dólar mais alto ajudou exportadores


	Bolsa de valores de Tóquio, no Japão: o índice Nikkei encerrou o pregão com avanço de 1,2%, aos 14.799,12 pontos
 (Getty Images)

Bolsa de valores de Tóquio, no Japão: o índice Nikkei encerrou o pregão com avanço de 1,2%, aos 14.799,12 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 06h15.

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em alta nesta quinta-feira, após três dias seguidos de queda. O índice Nikkei encerrou o pregão com avanço de 1,2%, aos 14.799,12 pontos, recuperando-se da baixa de 145,65 pontos entre segunda e quarta-feira.

A sessão teve um fraco início, com o Nikkei caindo até 210 pontos a 14.410,52 pontos, à medida que os investidores vendiam ações com direito a dividendos. No entanto, a tendência mudou quando o dólar saltou ante o iene no final da manhã em meio a especulação crescente de que o Japão reduzirá a taxa do imposto corporativo e reformará suas pensões públicas. Por volta do horário de fechamento da Bolsa de Tóquio, o dólar estava em 98,96 ienes, ante 98,64 ienes no encerramento do pregão anterior.

"O anúncio do governo sobre uma elevação do imposto sobre vendas e o estímulo à economia é altamente aguardado. Qualquer notícia relacionada a isso será vista como um sinal de negociação", disse Hideyuki Ishiguro, gerente-assistente de estratégia de investimento da Okasan Securities.

O dólar mais alto ajudou exportadores. A Kyocera Corp saltou 3,0%, enquanto a Fuji Heavy Industries ganhou 3,7%.

Ações com grande peso no índice como Fast Retailing e SoftBank puxaram o mercado para cima depois que notícias aumentaram as esperanças sobre perspectivas melhores para as duas empresas.

A Fast Retailing subiu 3,4% na sequência de uma reportagem do Yomiuri Shimbun. O jornal informou que as vendas de lojas de vestuário Uniqlo, da Fast Retailing, podem superar 1 trilhão de ienes no ano fiscal encerrado em agosto. A cifra representa uma forte alta ante os 928,6 bilhões de ienes do total de vendas do período anterior.

O SoftBank Corp avançou 3,7% com notícias de que o Alibaba Group Holdings, maior empresa de e-commerce da China, planeja realizar um IPO nos EUA depois de não concordar com as autoridades de Hong Kong sobre os termos de listagem. O IPO deve buscar até US$ 70 bilhões, com a participação da SoftBank precificada em até US$ 25 bilhões, quase um terço do atual valor de mercado da SoftBank. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Dividendos: As empresas que mais pagaram proventos no ano e 3 recomendações para o restante de 2025

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump